A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Covid-19
© Unsplash / Mufid Majnun

Lisboa reforça testagem de rua com abertura de mais três postos

Foram instalados mais três postos de testagem à Covid-19 na cidade: dois no Parque das Nações e um em Belém.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A Câmara de Lisboa decidiu reforçar a capacidade de testagem à Covid-19 a partir desta quinta-feira, 16 de Dezembro, e abriu três novos postos de rua, dois no Parque das Nações e um em Belém. Estes equipamentos vão funcionar de segunda a sábado, excepto feriados, das 09.00 às 13.00 e das 14.00 às 18.00.

Para responder ao aumento do risco de infecções durante a época festiva, o período de funcionamento dos postos deverá ser alargado a partir de 20 de Dezembro, passando a funcionar também das 20.00 às 00.00. Este horário extra também se aplica aos postos de testagem a funcionar durante o período diurno nos Restauradores, Martim Moniz e Campo Pequeno.

Já nos dias 24 e 31 de Dezembro, os postos de testagem de rua devem funcionar das 09.00 às 16.00. Nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, tal como aos domingos, os postos encerram.

Os quatro postos de testagem que estavam a funcionar apenas às quintas, sextas e sábados, das 20.00 às 02.00, no Cais do Sodré, Príncipe Real, Praça Luís de Camões e Largo de Santos, passam a estar também abertos durante o período diurno de segunda a sábado, com o mesmo horário dos restantes, sem alteração do serviço prestado durante a noite.

Até 31 de Dezembro, o município de Lisboa dispõe de 11 postos para testagem de rua à Covid-19, localizados no Martim Moniz, nos Restauradores, no Campo Pequeno, em Belém, na Praça Luís de Camões, em Santos, no Príncipe Real, no Parque das Nações e no Cais do Sodré. Estes dois últimos têm cada um dois contentores, para responder à elevada afluência.

Além da instalação de novos postos e do alargamento de horários para testagem, mantêm-se outras medidas de prevenção, como a obrigatoriedade de apresentação de um teste negativo à Covid-19 para entrar nas fronteiras de Portugal, que deve prolongar-se até depois de 9 de Janeiro, segundo disse o primeiro-ministro, António Costa, à entrada para o Conselho Europeu, em Bruxelas, como se confirma em comunicado no site do Governo.

“[A variante Ómicron] está a difundir-se muito intensamente na Europa e também em Portugal. Não vamos poder desarmar, vamos ter de manter ou mesmo reforçar [as medidas]”, acrescentou, destacando ainda a importância de “para adoptar qualquer medida que venha a ser necessária”. “Estamos perto do Natal, as famílias vão reunir-se, e reafirmo aqui o apelo que tenho feito para que, antes de se reunirem, façam pelo menos um auto-teste.”

+ Estado de Calamidade. Quais são as novas regras?

+ Leia já, grátis, a revista digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade