A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Lisboa vai instalar 200 câmaras de videovigilância

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Cais do Sodré, Bairro Alto, Santa Catarina e Parque das Nações passarão a ser algumas das zonas mais vigiadas da cidade.

"Espero lançar tão depressa quanto possível, julgo que ainda seja este semestre”. O desejo é de Miguel Gaspar, vereador da Mobilidade e da Segurança, expresso esta quarta-feira na reunião pública da Câmara Municipal de Lisboa, referindo-se ao complexo procedimento para instalar 200 câmaras de videovigilância em vários locais da cidade.

Na reunião do executivo, o vereador adiantou que só a zona do Cais do Sodré iria ter 16 câmaras instaladas, mas em declarações à Lusa afinal serão apenas dez nessa área. 16 é o número de zonas que vão receber os equipamentos. Entre as mais emblemáticas estão Cais do Sodré, Bairro Alto, Santa Catarina e Parque das Nações.

As zonas prioritárias para a implementação de um sistema de videovigilância foram identificadas por um estudo da Polícia de Segurança Pública (PSP) feito a pedido do município à direcção nacional da PSP. Para dia 1 de Março está agendada uma reunião com esta força de segurança para confirmar a disposição das câmaras. A proposta ainda terá de passar pelo crivo do Ministério da Administração Interna (MAI) e da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) e só depois é que se poderá lançar um concurso público. "Não há um caminho mais curto", lamentou Miguel Gaspar durante a reunião.

+ Metro abre (novo) concurso para acabar obras em Arroios

+ Câmara vai dar prémios a quem ajudar a melhorar o espaço público

Últimas notícias

    Publicidade