Notícias

ModaLisboa assinala 30 anos com desfiles no Capitólio

A próxima edição da ModaLisboa arranca no dia 7 de Outubro. O evento estreia-se no Capitólio e regressa aos desfiles físicos.

Mauro Gonçalves
Escrito por
Mauro Gonçalves
Editor Executivo, Time Out Lisboa
Bastidores da 52ª ModaLisboa 22
Manuel Manso
Publicidade

Na edição em que assinala 30 anos de existência, a ModaLisboa prepara-se para retomar o calendário de desfiles físicos. Entre os dias 7 e 10 de Outubro, as apresentações vão ter lugar na Estufa Fria e no Capitólio, sala de espectáculos que acolhe pela primeira vez o maior evento de moda da capital.

Sob o tema "And Now What?", o programa inclui o habitual painel de criadores, incluindo o concurso Sangue Novo, que voltaram a ser dispensados da obrigatoriedade de apresentar propostas para o próximo Verão. Carlos Gil, Gonçalo Peixoto, Luís Carvalho, Nuno Baltazar, Ricardo Preto, Valentim Quaresma e Ricardo Andrez já têm presença assegurada nesta 57ª edição, novamente marcada pela ausência de Dino Alves.

Kolovrat e Nuno Gama regressam, depois de não terem apresentado colecção na última edição. Contudo, a grande novidade é Luís Buchinho. O criador, presente na primeira edição da ModaLisboa, há 30 anos, volta a desfilar integrado no calendário do evento, o que não acontecia desde 2014, altura em que passou a apresentar colecção apenas no Portugal Fashion.

O calendário de desfiles será divulgado mais tarde pela organização, bem como a programação de iniciativas paralelas, que incluirá conversas e workshops. Do lado da plataforma LAB, esperam-se os desfiles de Béhen, Buzina, Carolina Machado, Constança Entrudo, Duarte, HIBU, João Magalhães e Olga Noronha. Cravo, Filipe Augusto, Fora de Jogo e Saskia Lenaerts compõem o programa da Workstation.

De regresso estão também os desfiles físicos e com público, depois de uma edição exclusivamente digital, em Março deste ano. As apresentações, porém, voltarão a ser de acesso restrito, tal como na edição de Outubro de 2020, quando a assistência ficou reservada a público especializado e a um número reduzido de convidados.

O palco digital voltará, por isso, a encurtar a distância entre o grande público e os desfiles. O site e as apps ModaLisboa, em versão mobile e TV (um exclusivo dos clientes MEO), dará acesso a todos os conteúdos da fashion week lisboeta, que chega agora à 57ª edição.

Este foi também o momento escolhido pela organização para assinalar os 30 anos do evento. A primeira edição da ModaLisboa aconteceu em Abril de 1991 no Teatro São Luiz, dinamizada por Eduarda Abbondanza (actual presidente) e Mário Matos Ribeiro. Entre os 13 criadores que participaram na edição número um estiveram Ana Salazar, José António Tenente, Júlio Torcato, Lena Aires e Manuel Alves e José Manuel Gonçalves, Nuno Gama e Luís Buchinho.

+ De ‘La Casa de Papel’ a ‘Sex Education’: as séries do momento chegaram à moda

Últimas notícias

    Publicidade