A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Bastidores da 52ª ModaLisboa 14
Manuel Manso

ModaLisboa: desfiles ao ar livre no Parque Eduardo VII, menos público e novas apps de transmissão online

Os desfiles decorrem apenas durante o dia e ao ar livre, agora com transmissão online livre e gratuita para todos.

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Os tempos mudaram desde a última edição da ModaLisboa, em Março, houve tempo para pensar soluções para que as modas e as passerelles voltassem em segurança. A próxima edição acontece entre 7 e 11 de Outubro e divide-se entre um evento com lotação muito limitada nos Jardins do Parque Eduardo VII e transmissão online através de uma nova app mobile, uma app TV e um site reforçado. As colecções apresentadas não têm obrigatoriedade de estação. 

“Houve a ilusão de uma suspensão no tempo. Uma paragem obrigatória. O mundo puxou o travão de mão e as casas passaram a ser as únicas ruas que conhecíamos. Viemos para dentro, das paredes e de nós. O vidro, o ecrã, tornou-se na única janela para o outro. Nele, procurámos a solução. Fizemos as contas”, lê-se no comunicado da ModaLisboa.  

As datas já estavam fechadas, ficaram a faltar os moldes em que o evento iria decorrer este ano para que cumprisse todas as regras de segurança impostas pelos tempos. A ModaLisboa, numa co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa, chega agora com mais dias que o habitual e com a base de operações montada nos Jardins do Parque Eduardo VII, ao ar livre e com uma redução drástica da lotação. 

View this post on Instagram

A necessidade de recorrer à Moda como pulso da sociedade tornou-se urgente. Tal como se tornou urgente deixar de olhar apenas para o produto e voltar a ouvir quem o pensa, o inspira e o produz. A MODALISBOA MAIS, em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa, chega ao público, em multiplataforma e multiformato, de 7 a 11 de outubro de 2020. MODALISBOA MAIS. Hoje, fazemos de novo. -- The need to resort to Fashion as a pulse of society has become urgent. Just as it became urgent to stop looking only at the product and listen, once again, to those who think, inspire and produce it. MODALISBOA MAIS, in co-organization with the Lisbon Municipality, reaches the public, in multiplatform and multiformat, from October 7 to 11, 2020. MODALISBOA MAIS. Today, we do it again. . #ModaLisboaMAIS #ModaLisboa #LisboaFashionWeek #CâmaraMunicipaldeLisboa #Lisboa #Lisbon #Portugal

A post shared by ModaLisboa (@lisboafashionweek) on

“Todos estes meses viveram de um processo de reflexão, de observação e debate constante com o mundo, de uma transformação necessária, com a consciência de que, até Outubro, tudo pode voltar a mudar, e nós mudaremos com esse tudo”, continuam. “Mas é preciso fazer mover o sector cultural. É preciso comunicar todas as profissões, todos os talentos que cosem a indústria de moda. É preciso enfatizar a sua importância material e imaterial para a cidade e para o país. É preciso que continuemos a falar sobre sustentabilidade, sobre inclusão, sobre consumo consciente e local. É preciso que continuemos a trabalhar, a projectar futuro, a fazer sonhar. É preciso fazer mais”.

Devido às restrições do últimos meses, a organização dá carta branca aos designers para apresentarem colecções sem obrigatoriedade de estação – a edição de Outubro leva habitualmente às passerelles as colecções de Verão do ano seguinte. “Que se respeite o ritmo de cada designer, não impondo estação e criando plataformas de total liberdade criativa de construção e apresentação. Que nos lembremos sempre que estes mesmos designers viram duas estações do seu trabalho ser arquivadas por uma pandemia”, justificam. 

A próxima edição fica assim marcada por menos colecções, menos apresentações, menos desperdício, numa temporada em que o evento assume o tema ModaLisboa MAIS. O calendário de desfiles e os outros eventos associados ainda não foram ainda divulgados, mas haverá novidades ao longo deste mês. 

A 55.ª edição chegará também a mais público através da transmissão online do evento, e de uma aposta reforçada nos canais digitais da ModaLisboa. Haverá uma nova app mobile e outra app TV, desenvolvidas em parceria com com a Altice, todos de acesso livre e gratuito. 

+ Leia aqui gratuitamente a edição de Regresso às Aulas da Time Out Portugal

Caras da ModaLisboa

Últimas notícias

    Publicidade