A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
In Bloom
©DRIn Bloom

MTV exibe antologia de curtas-metragens realizadas por mulheres

A 8 de Março, a antologia ‘In Bloom’ mostra curtas oriundas de países e culturas diferentes, mas que têm em comum as complexidades das questões de género.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Pobreza menstrual, casamento infantil, violência baseada no género, auto-estigma do VIH, planeamento familiar e emancipação económica das mulheres. São estes os temas das cinco curtas-metragens que integram a antologia In Bloom, que será emitida pela MTV Portugal a 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a partir das 22.45.

Lançada pela Paramount Global em parceria com a MTV Staying Alive Foundation, e com o apoio da Bill & Melinda Gates Foundation, In Bloom acompanha uma série de personagens que vivem momentos cruciais relacionados com temas cruciais que continuam a afectar mulheres de todo o mundo.

São cinco as cineastas emergentes que integram esta antologia que quer contribuir para aumentar a representação das mulheres dentro e fora do ecrã, oriundas da Nigéria, do Quénia, da Índia, dos EUA e do Brasil, numa iniciativa que nasceu para promover o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 5 da ONU: Igualdade de Género. A direcção criativa de In Bloom é de Tope Oshin, realizadora nigeriana e membro do Conselho de Administração da UN Live.

“A iniciativa Content for Change da Paramount procura amplificar as histórias e as vozes de públicos sub-representados em todo o mundo. É isso mesmo que In Bloom faz, abordando questões críticas baseadas no género através da lente criativa de talentos femininos dinâmicos. Esta colecção de filmes é um verdadeiro testemunho do nosso compromisso contínuo em melhorar a diversidade, a igualdade e a inclusão dentro e fora do ecrã”, diz Crystal Barnes, a vice-presidente executiva de Responsabilidade Social Corporativa e Ambiental, Social e de Governação (ESG) da Paramount.

As curtas-metragens de In Bloom são: Period, de Nicole Teeny (EUA), com Yasmina El-Abd; Alta, de Priyanka Banerjee (Índia), com Mazel Vyas; Maré, de Giuliana Monteiro (Brasil), com Vanessa Giácomo; Kifungo, de Voline Ogutu (Quénia), com Brenda Wairimu; e Aféfé, de Dolapo 'LowlaDee' Adeleke (Nigéria), com Folu Storms.

MTV Portugal. Sex 22.45

+ Oito coisas para fazer em Lisboa no Dia da Mulher

+ Inês Aires Pereira anda em busca da felicidade na distopia de ‘Erro 404’

Últimas notícias

    Publicidade