A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Mulher ao poder
Bernardo Majer

Oito coisas para fazer em Lisboa no Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março em vários pontos da cidade. Estes eventos ajudam a fazer a festa.

Escrito por
Mauro Gonçalves
,
Raquel Dias da Silva
e
Beatriz Magalhães
Publicidade

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, é muito mais do que escolher um bouquet colorido numa das melhores floristas em Lisboa ou marcar mesa num restaurante romântico. Foi oficializado pela ONU em 1975, mas já era celebrado por todo o mundo, tendo origem no movimento operário feminista dos EUA. Uma data tão importante pede reflexões, debates, mas também eventos que mesmo que não sirvam para alimentar o pensamento, alimentam o estômago e a alma. Há festas e concertos e, pelo meio há artes plásticas e fotografia que em comum têm a mesma fonte de inspiração: as mulheres.

Recomendado: As melhores coisas para fazer em Lisboa em Março de 2024

 

Coisas para fazer no Dia da Mulher

  • Arte
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Nos dez anos da fusão da Universidade de Lisboa, a arte apresenta-se no feminino. Para integrar a exposição foram escolhidas dez artistas, umas emergentes, outras consagradas, que cobrem diferentes manifestações das artes plásticas e que, nalgum momento da sua vida, tiveram uma ligação à Universidade de Lisboa. São elas: Ana Bonifácio, Ana Lima-Netto, Ana Margarida Matos, Ângela Ferreira, Isabel Sabino, Mariana Castro, Marta Soares, Paula Rego, Vanessa Barragão e Virgínia Fróis. A 8 de Março, a inauguração dá-se pelas 18.00, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

 

A força no feminino

  • Compras

Da cosmética biológica aos kimonos e soutiens, sem esquecer as festas e as aulas de bodyboard. Juntámos oito negócios inspiradores com mulheres ao comando. Não é uma selecção sexista, apenas um constatar óbvio da mudança dos tempos em Lisboa – afinal, é normal haver mulheres em lugares de liderança, a criar, a mandar e a fazer. Em Lisboa e em todo o lado. E é precisamente isso que acontece na Organii, no Time Out Market, na Rosa Pomar ou na Dama de Copas, que nos pôs a falar de mamas e soutiens sem qualquer vergonha.

  • Filmes
  • Terror

Foram sobretudo os homens que, historicamente, se sentaram na cadeira de realizador de filmes de terror (e não só). Mas, ao longo das últimas décadas, esse desequilíbrio começou a esbater-se, o género perdeu a conotação caricata, continuou a ganhar fãs, a qualidade das produções subiu, e hoje são várias as obras assinadas no feminino que nos fazem saltar do assento. Por isso, e porque um bom filme de terror não serve apenas para engatar descaradamente, deixamos-lhe uma lista de filmes de terror realizados por mulheres.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade