Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Há várias coisas para fazer no Dia da Mulher
Mulher ao poder
Bernardo Majer

Há várias coisas para fazer no Dia da Mulher

Em Lisboa há quem aproveite a boleia do Dia Internacional da Mulher para fazer algo mais especial.

Por Renata Lima Lobo
Publicidade

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, é mais profundo do que uma simples oferenda de coloridos bouquets. Foi oficializado pela ONU em 1975, mas já era celebrado por todo o mundo, tendo origem no movimento operário feminista dos EUA. Uma data tão importante pede reflexões, debates, manifestações (e há Greve Feminista Internacional marcada), mas também eventos que mesmo que não sirvam para alimentar o pensamento, alimentam o estômago e a alma. Pelo meio há cinema, pintura ou fotografia que em comum têm a mesma fonte de inspiração: as mulheres.

Recomendado: Óscares 2020: as mulheres que deviam ter sido nomeadas

Uma foto da Time Out Magazine

A Time In Portugal já está disponível

Pode ler a última edição no conforto do seu sofá

Ler a revista

A força no feminino

Pearl Jam
Photograph: Danny Clinch

Cinco canções para o movimento #MeToo

Música

Há práticas inadmissíveis que se instalam e subsistem durante décadas ou até séculos, mas que apesar de serem do conhecimento geral apenas são mencionadas “à boca pequena” e são encaradas com complacência, como se fossem irrelevantes ou inevitáveis. O assédio sexual só deixou este limbo quando em Outubro de 2017 surgiram reportagens detalhadas e circunstanciadas no New York Times e na New Yorker relatando o longo e tenebroso historial do produtor de cinema Harvey Weinstein. 

Organii Alvalade
©Duarte Drago

Oito negócios liderados por mulheres

Compras

Da cosmética biológica aos kimonos e soutiens, sem esquecer as festas e as aulas de bodyboard. Juntámos oito negócios inspiradores com mulheres ao comando. Não é uma selecção sexista, apenas um constatar óbvio da mudança dos tempos em Lisboa – afinal, é normal haver mulheres em lugares de liderança, a criar, a mandar e a fazer. Em Lisboa e em todo o lado. E é precisamente isso que acontece na Organii, no Time Out Market, na Rosa Pomar ou na Dama de Copas, que nos pôs a falar de mamas e soutiens sem qualquer vergonha.

Publicidade
Christian Bale em American Psycho
©IMDB

Dez filmes de terror realizados por mulheres

Filmes Terror

Foram sobretudo os homens que, historicamente, se sentaram na cadeira de realizador de filmes de terror (e não só). Mas, ao longo das últimas décadas, esse desequilíbrio começou a esbater-se, o género perdeu a conotação caricata, continuou a ganhar fãs, a qualidade das produções subiu, e hoje são várias as obras assinadas no feminino que nos fazem saltar do assento. Por isso, e porque um bom filme de terror não serve apenas para engatar descaradamente, deixamos-lhe uma lista de filmes de terror realizados por mulheres.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade