A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Rota Memorial do Convento
Fotografia: Mariana Valle LimaPalácio Nacional de Mafra

Museus, monumentos e palácios abrem portas a programa especial no Dia da Mulher

São várias as iniciativas que vão decorrer por todo o país para dar a conhecer a vida e obra de mulheres ímpares da história e cultura portuguesas.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

O Dia Internacional da Mulher celebra-se todos os anos a 8 de Março. Em Portugal, há programação especial nos museus, monumentos e palácios geridos pela Direcção-Geral do Património Cultural. Entre as iniciativas previstas, todas de entrada livre, há concertos, sessões de cinema, exposições, conferências, visitas orientadas e visadas animadas, entre outras actividades para toda a família.

Em Lisboa, destaca-se a agenda do Museu Nacional do Traje. Há actividades a partir das 16.00, incluindo uma visita comentada, pelas 18.00, à exposição “Mirar-Imaginar-Vestir”, de Daniela Remião, Elaine Almeida e Michele Augusto, que apresenta as visões das próprias artistas acerca do matrimónio e do universo feminino.

Entre as 14.00 e as 15.30, há também programação no Museu Nacional de Etnologia, onde vai ser apresentada uma selecção de filmes do DVD Margot Dias: Filmes Etnográficos (1958-1961). Se preferir, o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado propõe uma visita orientada à obra de Susanne Themlitz, às 16.00, e a inauguração da exposição “A literacia faz bem à saúde”, pelas 17.30.

Um pouco mais longe, pelas 21.30, a Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra abre as portas para um concerto de tributo a Dona Maria Bárbara de Bragança, figura ímpar da música portuguesa e relevante mecenas de arte. A entrada também é gratuita, mas apenas mediante levantamento de ingressos nos Postos de Turismo de Mafra e da Ericeira.

+ Freguesia de Santo António oferece 696 livros no Dia Internacional da Mulher

+ Leia já, grátis, a edição digital da revista Time Out Portugal deste mês

Últimas notícias

    Publicidade