A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Andrea Conangla
DRA cantora e improvisadora Andrea Conangla apresenta o seu primeiro álbum a solo, 'Autopsychografia', no dia 26 de Abril, na Casa Fernando Pessoa.

Na Casa Fernando Pessoa, a festa de Abril faz-se com poesia, rádio e música

As celebrações dos 50 anos do 25 de Abril na Casa Fernando Pessoa arrancam este sábado, 20 de Abril, com um workshop para futuros “dizedores de poesia”.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A Casa Fernando Pessoa vai juntar-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com programação dedicada à importância da palavra dita e escrita para a liberdade. O grande destaque vai para a apresentação do primeiro álbum a solo da cantora e improvisadora Andrea Conangla, a 26 de Abril.

Mas a agenda começa a mexer já este sábado, dia 20, com um workshop em torno da arte de dizer poesia, conduzido por Mia Tomé, entre as 10.00 e as 17.00. A actriz – que trabalha regularmente a voz, em publicidade, dobragens e até na música, e que é “dizedora de poesia”, em projectos nacionais e internacionais – convida todos os jovens entre os 13 e os 18 anos para exercícios de leitura e interpretação a partir de poemas de várias autoras que também fizeram a revolução, como Natália Correia e As Três Marias (Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno). A sessão (14€) culminará com a gravação dos poemas trabalhados, para criação de um arquivo sonoro. Para participarem, os jovens têm de se inscrever por e-mail (servicoeducativo@casafernandopessoa.pt).

Segue-se, a 23 de Abril, uma Noite de Rádio, das 21.00 às 22.00, com entrada livre (limitada à lotação do auditório). Com a curadoria do radialista Tiago Ribeiro, os jornalistas António Macedo, Mariana Oliveira e Sandy Gageiro vão ler textos e poemas relacionados com a liberdade. A acompanhar, estarão os músicos Hugo Lobo, ao piano, e Romeu Tristão, no contrabaixo. A ideia será lembrar a importância da rádio para a Revolução dos Cravos e celebrar, mais uma vez, a palavra dita em voz alta. 

No dia seguinte, 24 de Abril, há encontro do Clube de Leitura de Poesia, com entrada livre a partir das 17.30. A sessão, que se realiza entre as 18.30 e as 19.30, tem coordenação de Teresa Monteiro, da biblioteca da Casa Fernando Pessoa, e de Isabel Machado, da Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa. Este mês, as leituras e debate estão relacionadas, claro, com o tema liberdade, aproveitando a celebração dos 50 anos do 25 de abril.

Depois da poesia, um passeio e um concerto multimédia

Por falar em 25 de Abril, o programa para o grande dia acontece entre as 11.30 e as 13.00 e também é gratuito, ainda que mediante inscrição (servicoeducativo@casafernandopessoa.pt). A ideia é, durante um percurso pela Baixa de Lisboa, falar sobre censura e liberdade de expressão. Passando por vários locais, desde o Palácio Foz (ponto de encontro) ao Largo do Carmo, propõe-se conhecer as limitações colocadas ao exercício de escritor, que foram sentidas também por Fernando Pessoa.

Já no dia 26, entre as 19.30 e as 21.30, o palco é de Andrea Conangla, que vai apresentar Autopsychografia, o seu primeiro álbum a solo, que nasceu a partir de textos de Fernando Pessoa e da obra do alemão Helmut Lachenmann, musicados por compositores de diferentes nacionalidades: Sara Glojnarić (a grande vencedora deste ano do Ernst von Siemens Musikstiftung Förderpreis, que musica um poema de Fernando Pessoa), Igor C. Silva (texto de Álvaro de Campos) e Sofia Borges (que trabalhou um texto da autoria de Maria José, uma das únicas personagens femininas criadas por Pessoa(.

Num concerto multimédia, que ocupará simultaneamente os três pisos do museu e contará com a participação dos músicos Manuela Ferrão e João Dias, e ainda da artista visual Svitlana Zhitnya, Andrea Conangla procurará mostrar como encontrou no universo pessoano “não só beleza e inspiração, mas também sátira e um audacioso espírito revolucionário”, como se lê em comunicado da Casa Fernando Pessoa. A entrada custa 10€ e os bilhetes já estão disponíveis online e na bilheteira da Casa Fernando Pessoa.

Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Programas culturais para celebrar o 25 de Abril agora

Últimas notícias

    Publicidade