A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
dia da liberdade
Fotografia: Chayenne Tessari Zanol/ Unsplash

Ideias para celebrar o 25 de Abril

Aproveite o 25 de Abril em Lisboa, mesmo que tenha de ficar em casa. Mas também há opções para sair do conforto do lar.

Escrito por
Francisca Dias Real
e
Renata Lima Lobo
Publicidade

Há dois anos, começávamos este mesmo texto com “Não queremos que passe o feriado enfiado em casa quando há toda uma cidade para explorar”. Este ano, continuamos a voltar atrás com a palavra, e queremos mesmo é que fique em casa, que seja responsável, até porque pode continuar a levar o cravo ao peito, mas de forma caseira. No entanto, este ano já há alguma abertura para sair do sofá em segurança para celebrar a liberdade, mesmo quando parece que escasseia nos tempos que correm. Dos concertos aos passeios, este ano celebra-se a Revolução de forma presencial e também online.

Recomendado: Ponha-se à escuta destas canções revolucionárias

25 de Abril sempre

  • Filmes

Os cineastas nacionais não são muito dados a escavar o passado, nem mesmo a desenterrar e autopsiar o salazarismo. Mas as excepções existem, e tanto a revolução como a guerra acabaram por chegar ao grande ecrã, em filmes mais ou menos aproximados da realidade, muito ou pouco romantizados, baseados em livros ou em factos. Seja como for, a revolução dos cravos marcou uma página incontornável da história portuguesa, por isso, e porque também o cinema lhe prestou homenagem, damos-lhe os melhores filmes sobre o 25 de Abril para que respire a liberdade através da sétima arte.

  • Filmes

A revolução dos cravos nunca foi pacífica. Numa coisa, porém, quase todos concordam: a liberdade tornou Portugal um país diferente, e a democracia, apesar dos seus defeitos, permitiu o progresso. Coisa que pode não se ver bem, agora. Contudo estes oito documentários, feitos entre 1975na senda do 25 de Abril, como o magnífico Torre Bela, de Thomas Harlan – e a presente década – no caso de Estética, Propaganda e Utopia no Portugal do 25 de Abril, de Paulo Seabra, por exemplo – mostram o antes e depois. É só questão de comparar.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade