25 de Abril
© Composição por Maria Ghira

25 coisas para fazer no 25 de Abril em Lisboa (e arredores)

Um roteiro para celebrar a Revolução dos Cravos na rua, com uma série de sugestões da música ao cinema, de passeios a exposições.

Publicidade

Independentemente do programa, todas as celebrações culminam na descida da Avenida da Liberdade, num momento de encontro e exaltação em que o desafio é mesmo encontrar pessoas sem cravos ao peito. Mas há outras sugestões culturais para celebrar o 25 de Abril, como exposições que recuperam artigos históricos, peças de teatro que nos fazem viajar no tempo e concertos que revisitam a música enquanto símbolo de liberdade. O que importa é assinalar a revolução e embarcar em programas culturais que não acontecem apenas no feriado, mas também nos dias que o sucedem e antecedem. Afinal, o 25 de Abril é sempre.

Recomendado: Celebrar o 25 de Abril em Cascais

Coisas para fazer no 25 de Abril

  • Arte
  • Santa Maria Maior

No Museu do Aljube, esta exposição convida a reflectir sobre o que se conquistou nos 50 anos que sucederam a Revolução dos Cravos. Daqui surgem as questões: Estamos a usufruir e a defender os nossos direitos? Surgiram novos? Perderam-se outros? O que está por conquistar?. A curadoria é de Rita Rato. 

Museu do Aljube. 4 Abr-31 Jan 2025. Ter-Dom 10.00-18.00. 1,50€-3€ 

 

  • Atracções
  • Alcântara

O artista francês Bastien Tomasini, mais conhecido como O Gringo, celebra os 50 anos do 25 de Abril nas paredes da Lx Factory. Inspirado pelo barroco português, as suas obras incluem painéis de azulejos e ainda a escultura Face, que celebra a história e cultura portuguesa. A exposição representa uma expressão de vínculo entre Portugal e França. As obras podem ser vistas até Setembro.    

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

Entre Abril e Outubro, por todo o concelho, a Revolução dos Cravos é celebrada com exposições, concertos, oficinas criativas, actividades desportivas, visitas, peças de teatro e sessões de cinema. Destaca-se o concerto comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, que junta Dino D’Santiago, Batukeiras Madame X, Tristany, a Orquestra Geração e Virgul, no dia 24, a partir das 22.00, na Praça da Liberdade. À meia-noite, conte com fogo-de-artifício.

Vários locais (Almada). Até 26 Out. Vários horários. Vários preços

 

25 de Abril sempre

  • Música

Celebre o dia da Liberdade com um repertório à altura. Escolhemos algumas das mais marcantes canções revolucionárias portuguesas de antes (como a Grândola, Vila Morena de José Afonso ou a Trova do Vento Que Passa, pela voz de Adriano Correia de Oliveira) e imediatamente depois (no caso, por exemplo, de A Cantiga É Uma Arma do GAC) do 25 de Abril de 1974. Esta é a playlist perfeita para celebrar a liberdade e gritar 25 de Abril sempre, fascismo nunca mais à boca cheia.

Recomendado: Festas de Abril. A revolução celebra-se já a partir deste sábado (e até Maio)

  • Filmes

Os cineastas nacionais não são muito dados a escavar o passado, nem mesmo a desenterrar e autopsiar o salazarismo. Mas as excepções existem, e tanto a revolução como a guerra acabaram por chegar ao grande ecrã, em filmes mais ou menos aproximados da realidade, muito ou pouco romantizados, baseados em livros ou em factos. Seja como for, a revolução dos cravos marcou uma página incontornável da história portuguesa, por isso, e porque também o cinema lhe prestou homenagem, elencamos os melhores filmes sobre o 25 de Abril para que respire a liberdade através da sétima arte.

Publicidade
  • Filmes

A revolução dos cravos nunca foi pacífica. Numa coisa, porém, quase todos concordam: a liberdade tornou Portugal um país diferente, e a democracia, apesar dos seus defeitos, permitiu o progresso. Coisa que pode não se ver bem, agora. Contudo estes oito documentários, feitos entre 1975na senda do 25 de Abril, como o magnífico Torre Bela, de Thomas Harlan – e a presente década – no caso de Estética, Propaganda e Utopia no Portugal do 25 de Abril, de Paulo Seabra, por exemplo – mostram o antes e depois. É só questão de comparar.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade