A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Hoopers
Fotografia: Hoopers/ CM Moita

Neemias Queta eternizado em mural no Vale da Amoreira

O jovem de 22 anos, natural do Barreiro, fez história. Tornou-se o primeiro português a entrar na NBA.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Na madrugada de sexta-feira, Neemias Queta tornou-se no primeiro português a entrar para a NBA. Para homenagear o jovem de 22 anos, seleccionado pelos Sacramento Kings, o artista Pedro Pinhal foi convidado a intervencionar um edifício junto à Escola Secundária da Baixa da Banheira, no Vale da Amoreira. O projecto é uma iniciativa da Hoopers, que decidiu desafiar a Câmara Municipal da Moita a assinalar um dos momentos mais importantes da história do basquetebol português. 

A escolha do local recebeu a aprovação do próprio Neemias Queta, que cresceu no Vale da Amoreira, por onde passou aquando da sua última visita a Portugal no passado mês de Abril, antes de voltar aos Estados Unidos para iniciar a sua preparação para a chegada da 75.ª edição do draft da NBA. “Como alguém dizia enquanto aqui passava no outro dia, este menino é o orgulho do Vale da Amoreira”, afirma André Costa, CEO da Hoopers.

O mural, que retrata Neemias Queta em tons de azul, ficou concluído na última segunda-feira, 26 de Julho, poucos dias antes do poste português ter sido seleccionado pelos Sacramento Kings, com quem já tinha treinado, na segunda ronda do draft e na 39.ª posição. Vai jogar na mesma cidade que Ticha Penicheiro, a primeira mulher portuguesa a competir numa liga norte-americana de basquetebol profissional, seleccionada pelos Sacramento Monarchs em 1998.

+ Siga este roteiro de arte urbana em Lisboa

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade