Notícias

O Alphaiate cresceu e tem um novo atelier em Campo de Ourique

A roupa por medida continua a ser a grande especialidade da casa, mas há mais. No novo atelier, o Alphaiate junta snooker, arcade e uma colecção de pronto-a-vestir.

Mauro Gonçalves
Escrito por
Mauro Gonçalves
Editor Executivo, Time Out Lisboa
Alphaiate
DR
Publicidade

Esta alfaiataria dos novos tempos já conheceu outras casas. Nasceu na Rua de São Bento, em 2016, mas rumou cedo a Campo de Ourique, onde acabou por criar raízes. Agora, limitou-se a atravessar a rua e a ocupar um antigo centro comercial do bairro. Sóbria mas convidativa, a nova morada do Alphaiate veio aprimorar a experiência de quem aqui entra em busca de um fato à medida.

"Já antes da pandemia estávamos a pensar em ter outro espaço. Precisávamos de atender dois clientes ao mesmo tempo e aqui consigo ter um cliente a tirar medidas, enquanto outro faz provas, em duas salas distintas", começa por explicar Duarte Foro, co-fundador e um dos cinco sócios actuais, além de responsável criativo da marca portuguesa.

Alphaiate
DR

O segredo de tanta discrição e conforto está na existência de dois pisos. Descidas as escadas, o espaço faz lembrar os velhos gabinetes de curiosidades, repleto de madeiras ricas, tapetes clássicos, poltronas de veludo e uma mesa de vidro em jeito de zona de trabalho. Duarte faz parte do dia-a-dia do atelier – atende clientes com marcação (é quase impossível ser-se atendido sem marcar previamente), juntamente com Maria Vaz, outra das sócias.

O foco continua a estar nas peças feitas por medida. "Diria que 90% dos nossos clientes vêm pelo serviço de roupa por medida, é por isso que somos conhecidos. Ainda queremos desconstruir um bocado  essa parte. Continua a haver um certo peso quando falamos em alfaiataria, quando na verdade alguns clientes já fazem calças para o dia-a-dia connosco, até camisas de manga curta. Já não é só o business ou as cerimónias", continua.

Mas se os dois gabinetes de prova garantem exclusividade no atendimento, tudo o resto grita boas-vindas – o sofá (assinado por José Espinho nos anos 70, garante), onde os clientes podem aguardar enquanto bebem um café e, claro, a bancada onde se espalham as amostras de tecido até à decisão final. Há marcas sobejamente conhecidas, como a Loro Piana ou a Zegna, mas também nomes menos sonantes como a Dormeuil ou a Scabal. Em breve, parte do trabalho será feito do outro lado da rua, já que os planos são para transformar a antiga loja num pequeno atelier de confecção.

Alphaiate
DR

Duarte chama a atenção para duas fotografias de grande formato, ambas expostas no espaço. O autor é Claudio Elisabetsky, fotógrafo brasileiro que faz parte da família. Os retratos mostram os Rolling Stones e Madonna, esta última no Rio de Janeiro. Peças que contrastam com a pequena máquina de jogos arcade, totalmente operacional, que está no canto da sala. Joga-se Tekken.

No piso de cima, o tema é outro, a começar pela mesa de snooker, entretenimento bem mais clássico. O Alphaiate tem apostado em colecções de pronto-a-vestir que complementam o serviço de alfaiataria do andar de cima. "São peças mais casuais, mas sempre com bons tecidos – casacos sem ombreiras e sem forro, mais desportivos. Não vamos fazer fatos", remata. A isto, some os extras de marcas convidadas – os sapatos da Citadin Shoes, os ténis da Hirundo, as gravatas e lenços de seda da It Tamarindo. Certeza fica uma: há tudo o que é preciso para trajar um cavalheiro, da cabeça aos pés.

Rua 4 de Infantaria, 96 A (Campo de Ourique). 919 181 148. Seg-Sex 11.00-20.00, Sáb 09.00-15.00

+ Pink Dolphin: uma loja de arte, design e outros sonhos cor-de-rosa

+ The Wink House: entre e sente-se, que o pós-modernismo convida

Últimas notícias

    Publicidade