A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Palco, Teatro, MACBAD, Teatro Praga
©Alípio PadilhaMACBAD

O LU.CA faz três anos e celebra com o Teatro Praga e outras novidades

O LU.CA – Teatro Luís de Camões festeja o terceiro aniversário nesta terça, 1 de Junho, ao mesmo tempo que assinala o Dia Mundial da Criança. Damos conta do programa.

Escrito por
Mariana Duarte
Publicidade

2020 não foi um ano simpático para ninguém na cultura. Muito menos para um teatro que tinha nascido há pouco tempo e cuja missão é levar a cabo um trabalho de públicos particularmente exigente, avesso a interrupções. Falamos do LU.CA – Teatro Luís de Camões, que no próximo dia 1 de Junho celebra o terceiro aniversário, ao mesmo tempo que assinala o Dia Mundial da Criança. E são as crianças que ocupam os principais lugares do LU.CA, seja com as famílias ou com as escolas. Para todas elas, o programa de aniversário chega com três novidades: o espectáculo MACBAD, do Teatro Praga, em cena até 6 de Junho com sessões para famílias e escolas; a Playlist para o 3º aniversário do LU.CA, que poderá ser ouvida no Spotify e que conta com as escolhas da Praga para ouvir música e dançar com os miúdos; e mais um capítulo da rubrica Poemas para Estes Dias, que pode ser encontrada no site e nas redes sociais do teatro.

Vai ser, portanto, uma festa em dose dupla, em dois sentidos: duas celebrações em dois sítios diferentes, no presencial e no digital. “O LU.CA de há três anos não é o LU.CA de agora. Vamos cantar os parabéns no teatro, mas também vamos continuar com a nossa programação online”, diz a directora artística, Susana Menezes. O principal momento vai ser a apresentação de MACBAD, o terceiro e novo projecto do Teatro Praga para crianças feito a partir da obra de William Shakespeare. Esta relação já vai longa: começou em 2007, quando Susana Menezes fundou o serviço educativo do Teatro Maria Matos (à época, municipal). A programadora decidiu desafiar a companhia a aproveitar o cenário da peça que estava então em cena – Hamlet, encenada por João Mota –, com vista a criarem uma versão da obra de Shakespeare adaptada às crianças. “Não me pareceu nada de outro mundo, tendo em conta que a história do Rei Leão é muito semelhante à do Hamlet”, observa Susana Menezes.

O sucesso desse projecto foi tal (esteve em digressão durante dez anos) que decidiu-se dar continuidade a esta relação entre a Praga e Shakespeare. Romeu e Julieta foi o segundo round e este MACBAD é, ao que tudo indica, o terceiro e derradeiro espectáculo que “completa este ciclo”. Aqui, o espectador é protagonista e também um gamer, que garante que a história chega ao fim. Passando para o plano digital, além da playlist, há a leitura, em vídeo, de um poema de Afonso Cruz pela actriz e criadora Nádia Yracema, acompanhada pela intérprete de língua gestual portuguesa Patrícia Carmo. Seja pai ou professor, aproveite e pesquise o arquivo destes poemas que “accionam os cinco sentidos”, enquanto canta os parabéns ao LU.CA.

LU.CA. Calçada da Ajuda, 80 (Lisboa). 1 a 6 de Junho, vários horários.

+ As peças de teatro a não perder esta semana

+ Leia, grátis, a Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade