A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Teatro Villaret
DRTeatro Villaret

O Pátio das Antigas: O teatro que Raul Solnado construiu

Foi a 10 de Janeiro de 1965 que abriu, num prédio da Avenida Fontes Pereira de Melo, o Teatro Villaret, fruto da vontade e do sacrifício de Raúl Solnado, que também o dirigiu. Continua hoje em funcionamento.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Raul Solnado gostava de contar que, quando disse ao proprietário do espaço em que construiu o Teatro Villaret, num prédio da Avenida Fontes Pereira de Melo, que ia lá apresentar peças teatrais, ele respondeu: “Muito bem, mas não quero cá bailaricos, ouviu?” Projectado e decorado por Daciano da Costa, o Villaret foi fruto da vontade e do sacrifício de Solnado, que recordava também estar em palco a representar e começar a contar os lugares que estavam ocupados, para ver se havia espectadores suficientes para pagar os ordenados e a manutenção da sala.

Baptizado em homenagem ao grande actor João Villaret (1913-1961), o teatro, também dirigido por Raul Solnado, abriu a 10 de Janeiro de 1965 com O Impostor Geral, uma adaptação musical da peça O Inspector Geral, de Nikolai Gógol, interpretada pela recém-criada Companhia Portuguesa de Comediantes. Em 1967, a direcção da sala passou a ser partilhada por Solnado e pelo empresário Vasco Morgado. Em Maio de 1969 começou a ser lá gravado o lendário programa da RTP Zip-Zip, apresentado por Solnado, Fialho Gouveia e Carlos Cruz. O mesmo sucederia em 1977 com o popularíssimo concurso A Visita da Cornélia, de Solnado e Fialho Gouveia. Em 2008, quando era gerido pelo Teatro Dona Maria II, o Teatro Villaret sofreu obras que alteraram a lotação de 440 lugares para 384, por motivos de segurança. Continua hoje em funcionamento.

Coisas e loisas de outras eras:

+ Atravessar o Tejo de barco a vapor

+ O elevador do golpe de Estado republicano

+ A esquina das tabacarias clássicas

+ As três vidas de um teatro

Últimas notícias

    Publicidade