A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Teatro Laura Alves
DRTeatro Laura Alves

O Pátio das Antigas: As três vidas de um teatro

O Teatro Laura Alves, na Rua da Palma, abriu em 1968 por iniciativa do empresário Vasco Morgado. Antes, havia sido o Cine-Rex e a sede da Fundação Espírita Portuguesa. O prédio ardeu em 2012.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Foi lá que Ivone Silva pisou as tábuas de um palco pela última vez, em 1987, numa revista em que contracenou com Camilo de Oliveira; ou que Jacinto Ramos e Glória de Matos protagonizaram uma célebre encenação de Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, de Edward Albee, entre outros espectáculos. O Teatro Laura Alves foi inaugurado a 29 de Dezembro de 1968 na Rua da Palma, por iniciativa de Vasco Morgado, que o baptizou com o nome da sua mulher e grande actriz. Laura Alves que, no entanto, não entrou na peça de abertura da sala, O Jovem Mentiroso, de Keith Waterhouse e Wallis Hall, com direcção e encenação de Jacinto Ramos e interpretações de Rui de Carvalho, Brunilde Júdice, Manuela Maria e, em estreia no palco, Vasco Morgado Júnior, filho do empresário e de Laura Alves.

Mas antes de ser teatro, o edifício da Rua da Palma tinha albergado, entre 1936 e 1968, um cinema, o popular Cine-Rex, onde existiu também um grande espaço em que se faziam festas de passagem de ano e de Carnaval, e que chegou ainda a acolher sessões especiais de fados do Retiro da Severa. E antes disso, o prédio havia sido, desde 1929, a sede da Fundação Espírita Portuguesa, depois proibida pelo Estado Novo. O Teatro Laura Alves fechou já depois do 25 de Abril, em Dezembro de 1987, um ano após a morte da bem-amada actriz. Esteve lá instalada a seguir uma residencial, até o prédio arder em 2012.

Coisas e loisas de outras eras:

+ A discoteca que também vendia frigoríficos

+ A breve vida do Theatro Moderno

+ Quando a Avenida do Aeroporto não tinha nome

+ A história do “chafariz do boneco” do Lumiar

Últimas notícias

    Publicidade