Notícias

O Pátios das Antigas: Uma garagem nos Restauradores

Coisas e loisas da Lisboa de outras eras

Escrito por
Eurico de Barros
Pátio das Antigas, Lisboa Antiga, Garage Beauvalet, Praça dos Restauradores
©DRGarage Beauvalet, Praça dos Restauradores
Publicidade

O rei D. Carlos e Albert Peugeot estiveram presentes, em 1906, na abertura da Garage Beauvalet, pertencente ao engenheiro francês Albert Beauvalet e erguida em plenos Restauradores.

Quem hoje passa pela Praça dos Restauradores não deve sequer imaginar que, no início do século XX, ali esteve instalada uma grande e moderna garagem e stand de automóveis, exactamente no sítio onde seriam erguidos a seguir o Éden-Teatro e o Cine-Teatro Éden, e hoje se encontra um aparthotel.

Foi em Março de 1906, nas antigas cocheiras do Palácio Castelo-Melhor, que foi construída a Garage Beauvalet, para venda e reparação de automóveis da empresa pertencente ao engenheiro francês Albert Beauvalet, representante exclusivo da Peugeot em Portugal. Aliás, na cerimónia de inauguração das instalações, além do rei D. Carlos e da “melhor sociedade lisboeta”, como noticiou então a imprensa, esteve presente o próprio Albert Peugeot, vindo de Paris propositadamente para a cerimónia. Beauvalet chegaria também a representar marcas como a Berliet ou a Chrysler.

A Garage Beauvalet, cujo pessoal era todo português, ficou apenas alguns anos naquela localização, já que se mudaria em 1909 para um dos espaços comerciais do Avenida Palace Hotel, que ainda hoje permanece nos Restauradores. Em 1913, Albert Beauvalet perderia a concessão da Peugeot em Portugal, mas a sua garagem continuaria aberta durante bastante mais tempo. Antes de ser construído o Éden-Teatro (1914) nos locais antes ocupados pela Garage Beauvalet, esteve lá a funcionar um concorrido music-hall.

Lisboa de outras eras:

O Pátio das Antigas: o arco do Aqueduto

+ O Pátio das Antigas: as praias da linha há 100 anos

+ O Pátio das Antigas: um cinema na piscina

Últimas notícias

    Publicidade