A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Rua Azedo Gneco
Inês Félix

Um obnóxio nome

O Rossio na Betesga #13 – Toda a cidade em pequenas curiosidades

Helena Galvão Soares
Escrito por
Helena Galvão Soares
Publicidade

É um sério candidato a mais estranho nome de rua de Lisboa, mas o apelido Azedo Gneco quase parece banal quando conhecemos o nome próprio: Eudóxio. Eudóxio César, mais concretamente. É uma conjugação de nomes auspiciosa, já que Eudóxio, de origem grega, significa “o de boa fama”, “o pensador”. E César, bem, César é César.

Eudóxio César Azedo Gneco foi uma figura marcante do seu tempo. Autodidacta, trabalhou como operário na Casa da Moeda, onde se destacou como gravador tipográfico. Mas essa não foi a sua faceta mais importante. Gneco foi, ao lado de José Fontana, um dos grandes impulsionadores do Movimento Operário. Inicia a sua actividade política e sindical no Centro Promotor de Melhoramentos das Classes Laboriosas, que tinha, entre outros objectivos (por exemplo, fazer presépios…), o de difundir o ensino elementar e técnico. Durante a década de 1870 trocou correspondência com Karl Marx e Friedrich Engels. Com José Fontana e outros funda em 1875 o Partido Socialista Português (extinto em 1933 pela Ditadura Nacional).

Distinguiu-se como conferencista, sendo um orador que conquistava multidões. Foi jornalista e director de jornais socialistas e o responsável pela maioria da propaganda socialista do seu tempo. Combate o anarquismo, corrente em ascensão nas organizações laborais através do anarco-sindicalismo e que veio a ter o seu tempo áureo na I República. Próximo de figuras destacadas da monarquia, foi fortemente atacado pelos republicanos e, em 1908, decepcionado e desiludido, afastou-se da política (tornando-se azedo, como o seu apelido). Morreu em 1911 e a proposta do seu nome como topónimo lisboeta foi aprovada por unanimidade em 1926.

+ O Rossio na Betesga #12: o Valmor que foi com as couves

+ O Rossio na Betesga #11: onde as ruas têm dois nomes

Últimas notícias

    Publicidade