A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Puerta de Alcalá
Duarte DragoPuerta de Alcalá

As placas toponímicas da Avenida de Madrid

O Rossio na Betesga #24 – Toda a cidade em pequenas curiosidades

Helena Galvão Soares
Escrito por
Helena Galvão Soares
Publicidade

A Avenida de Madrid tem preciosidades nas suas esquinas. As placas toponímicas de azulejo pintado à mão replicam as instaladas na capital espanhola nos anos 30.

Chamava-se Rua C, mas o Edital de 29 de Julho de 1948 veio acabar com esta cinzentice e deu-lhe o nome de Avenida de Madrid. Outras colegas cheias de sorte foram a Rua D2, que passou a Rua Cervantes, a F, que ganhou o nome de Edison e a B, baptizada como Vítor Hugo.

Estas últimas terão ganho nomes de homens de grande prestígio internacional, mas foi a Avenida de Madrid que ganhou umas das placas de rua mais bonitas de Lisboa. São únicas na cidade e replicam o estilo das que, a partir dos anos 30, começaram a ser instaladas no centro histórico de Madrid, com pinturas alusivas à história de cada rua.

 Monumento a Cervantes na Plaza de España
Duarte DragoMonumento a Cervantes na Plaza de España

As placas da avenida lisboeta, em azulejo pintado à mão e assinadas por R. Del Olmo, retratam monumentos madrilenos como a Puerta de Alcalá, o Monumento a Cervantes na Plaza de España, a Plaza Mayor e a Fonte de Cibeles.

Conta-se no grupo de Facebook Vizinhos do Areeiro que as placas terão sido uma doação do Ayuntamento de Madrid e que terão sido inauguradas em meados dos anos 80, na presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa à época, Krus Abecasis, e de um representante espanhol.

Estátua de Felipe III na Plaza Mayor
Duarte DragoEstátua de Felipe III na Plaza Mayor

A memória dos lisboetas está de parabéns. De facto, o n.º 18 da Lisboa, revista municipal, de 1986, dá notícia de ter sido “descerrada uma nova placa toponímica” na Avenida de Madrid, na presença do presidente da CML e do alcaide de Madrid. Ficamos sem saber quando terão sido colocadas as restantes placas, mas estando todas elas assinadas por R. Del Olmo, parece confirmar-se que o conjunto terá sido uma oferta do Ayuntamento madrileno.

+ O Rossio na Betesga: Baixa lisboeta, onde as ruas têm dois nomes

+ O Rossio na Betesga: As Escadinhas da Porta do Carro

Últimas notícias

    Publicidade