A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
45 anos do 25 de abril
DR

Oeiras celebra o 25 de Abril com dois meses de festa grátis

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A iniciativa 45 anos do 25 de Abril, em Oeiras, estende-se de Março a Maio. Desde exposições a uma mostra de curtas-metragens, de ateliers a workshops artísticos e gastronómicos, há muito para ver, mas também para ouvir, com concertos que incluem nomes como Mike El Nite, Filipe Sambado e Joana Espadinha.

No âmbito das comemorações da Revolução dos Cravos, Oeiras estará de portas abertas durante três meses, de 15 de Março a 26 de Maio, para celebrar a liberdade e a cultura portuguesa. A programação, criada pelo município em conjunto com o Gerador, é vasta e transversal e inclui um menu especial em vários restaurantes do concelho.

A partir de 16 de Março, haverá sempre, aos sábados e a 25 de Abril (quinta-feira), pelas 18.00, uma conversa informal com três convidados de áreas profissionais e artísticas distintas – “3 chefs falam sobre liberdade” (16 de Março); “3 artistas Plásticos falam sobre a liberdade” (23 de Março); “3 realizadores falam sobre a liberdade” (30 de Março); “3 ilustradores falam sobre a liberdade” (6 de Abril); “3 escritores falam sobre a liberdade” (13 de Abril); “3 comediantes falam sobre a liberdade” (20 de Abril); “3 actores falam sobre a liberdade” (25 de Abril) e “3 músicos falam sobre a liberdade” (4 de Maio).

No dia seguinte, 17 de Março, o dia é dedicado a ateliers, para miúdos e graúdos, no Largo 5 de Outubro. Ao todo, são cinco ateliers para aprender cinco ofícios artísticos diferentes: fotografia, ilustração, serigrafia, pintura e origami. Mas há muito mais para fazer.

Entre as quase três dezenas de actividades programadas, destaca-se, por exemplo, o curso “História do 25 de Abril e da Revolução dos Cravos”, com Raquel Varela, professora da Universidade Nova de Lisboa, na Galeria Verney, nos dias 17 e 18 de Março, das 18.00 às 20.00; e uma sessão de “Poemas de Abril” com a actriz Carla Chambel, o actor André Gago e o poeta José Anjos, a 21 de Abril, das 11.00 às 12.00, no Jardim Conde Ferreira.

No dia 26 de Abril, na Galeria Verney, às 19.00, é ainda de assinalar um jantar e tertúlia sobre o papel desempenhado pela revolução no reconhecimento da pluralidade do espaço religioso português. Às 22.00, será o Auditório Eunice Muñoz a acolher uma mostra de curtas-metragens sobre liberdade e diversidade artística, com direito a perguntas e respostas com a programadora Mia Tomé.

No dia seguinte, 27 de Abril, irá decorrer, ainda no Auditório Eunice Muñoz, o lançamento do livro A Revolução dos Cravos em Portugal e uma conferência para reflectir sobre o 25 de Abril e os anos que se seguiram, focando-se a importância dos direitos democráticos.

Entre os concertos também programados, destaca-se o que decorrerá a 12 de Abril, às 22.00, no Mercado de Oeiras. A noite começará com o rock, os blues e o funk dos Barry White Gone Wrong e terminará com Inter-Missão, o último álbum do músico Mike El Nite, que promete ir do rap ao hip-hop, ao pop ou mesmo ao fado.

Se preferir jazz, Inês Pimenta subirá ao palco da Capela da Misericórdia, a 29 de Abril, às 21.00. A artista vai apresentar o seu EP Son of Daedalus num concerto intimista. Para uma noite que parecem duas, sugere-se o concerto de Joana Espadinha e Filipe Sambado, a 3 de Maio, às 21.30, no Auditório Eunice Muñoz.

A programação completa pode ser vista aqui. Todos os eventos são gratuitos e contam com a participação dos músicos Lena d’Água e Benjamim, e do radialista Fernando Alvim.

+ O Festival do Café vai dar-nos conversa, música e muitas bicas

Últimas notícias

    Publicidade