A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Programa Lisboa sem Fios
CM LisboaPrograma Lisboa sem Fios

Operação estética 2024: Lisboa começa a retirar fios das fachadas

Remoção de cabos começou nas avenidas da Igreja e Fontes Pereira de Melo, em trabalho conjunto entre Câmara e operadores privados.

Escrito por
Rute Barbedo
Publicidade

Foram décadas de instalações de redes de electricidade e telecomunicações, que criaram camadas de cabos sobre postes e edifícios em toda a cidade. Em Janeiro, em conjunto com operadores privados e a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a Câmara Municipal de Lisboa (CML) iniciou o programa Lisboa sem Fios para limpar estas manchas da paisagem e valorizar o património. O objectivo é remover os cabos inutilizados, enquanto os que ainda estão activos são transferidos para o subsolo, numa operação estética ainda em fase piloto, que arrancou em Alvalade e Arroios e que vai estender-se a outras zonas da cidade. 

Programa Lisboa sem Fios
CM LisboaPrograma Lisboa sem Fios

A par de melhorar a imagem da cidade, o programa vai permitir optimizar a infra-estrutura de telecomunicações e a qualidade do serviço prestado, conforme se pode ler na página da autarquia.

Neste momento, a CML está, em articulação com os diferentes operadores, a mapear toda a rede municipal de infra-estruturas de telecomunicações no espaço público e a definir prazos para a concretização, faseada, deste trabalho.

+ Embaixada vai dar lugar a hotel de 20 milhões de euros

+ Pura sede: a feira de vinhos naturais que é uma festa

Últimas notícias

    Publicidade