A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Os heróis disfuncionais de "The Umbrella Academy"

Luís Filipe Rodrigues
Escrito por
Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

The Umbrella Academy, inspirada nos comics de Gerard Way e Gabriel Bá, é a mais recente série de super-heróis da Netflix. Estreia-se na sexta-feira.

Criada pelo músico e argumentista americano Gerard Way (ex-My Chemical Romance), e ilustrada pelo brasileiro Gabriel Bá, The Umbrella Academy é uma das mais imaginativas séries de banda desenhada deste século. Não foi por isso de estranhar que os direitos para a adaptação fossem comprados pela Universal. Nem que, apesar de ter sido escrito o guião para um filme, uma história tão estranha ficasse durante anos na gaveta. E muito menos que a Netflix, sedenta por novos conteúdos, ressuscitasse o projecto.

É provável que a opinião das pessoas sobre a série dependa da sua relação com o original. Quem nunca leu os livros é bem capaz de gostar – pelo menos as primeiras críticas apontam nesse sentido – mas quem leu os originais – como é aqui o caso – vai achar que esta versão de The Umbrella Academy fica muito aquém da visão de Gerard Way e Gabriel Bá. É uma desilusão.

As diferenças face ao original são tantas que a palavra “adaptação” é capaz de ser demasiado generosa. A série criada por Steve Blackman não tem a liberdade nem o verniz psicadélico do original; é demasiado cinzenta e linear. O argumento também tenta ser mais realista. Ou pelo menos tão realista como pode ser a história de uma família de super-heróis criados por um milionário extraterrestre, uma mulher-robô e um macaco que fala.

O primeiro episódio começa em 1989 – mais uma diferença em relação à BD da Dark Horse – no momento em que 43 mulheres dão à luz. Os bebés têm a particularidade de terem nascido ao mesmo tempo, em várias partes do mundo, e de as mães não apresentarem sinais de gravidez antes do parto. Sir Reginald Hargreeves (Colm Feore), um excêntrico milionário, adopta sete dessas crianças, seis das quais aparentemente têm super-poderes, e treina-as para serem uma equipa de super-heróis.

O grosso da narrativa, no entanto, desenvolve-se no presente. Os irmãos separaram-se e levam vidas diferentes: um tornou-se astronauta (Tom Hopper), o segundo um vigilante (David Castañeda), a terceira é actriz (Emmy Raver-Lampman), o quarto passa os dias drogado (Robert Sheehan) e outra é violinista (Ellen Page), um sexto irmão morreu (Ethan Hwang) e o outro desapareceu (Aidan Gallagher). Estão todos a tentar, sem sucesso, lidar com os traumas e as consequências de uma infância abusiva e fora do comum, quando são forçados a reencontrar-se devido à morte do pai adoptivo.

The Umbrella Academy brilha, e aproxima-se daquilo que torna os livros tão especiais, quando se centra nas relações disfuncionais entre os membros desta família. Quando tenta ser uma série de super-heróis, porém, é apenas banal. A escrita de Way, nos livros, é excêntrica e bombástica, mas os argumentistas da versão do Netflix preferem ser mais comedidos. Falta-lhes coragem.

É um problema comum a muitas adaptações de comics e histórias de super-heróis, e dificilmente isso vai mudar. Afinal, quando um comic vende pouco, as empresas arriscam-se a perder apenas os poucos milhares de dólares que custou pagar aos trabalhadores e à gráfica. Se um filme ou uma série falham, porém, os prejuízos são de milhões de dólares. Os estúdios preferem não arriscar.

+ O primeiro mês da HBO Portugal é grátis: as sete séries que tem de ver

Últimas notícias

    Publicidade