Notícias

Os leitores foram solidários e livro ilustrado sobre José Mário Branco vai ser editado

A editora Barca do Inferno lançou um crowdfunding e os leitores deram resposta. Vão ser impressos mil de ‘José Mário Branco, ser solidário’.

Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
José Mário Branco
DR‘José Mário Branco, ser solidário’, de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço
Publicidade

Quatro mil euros. Era o valor necessário para fazer acontecer o livro ilustrado José Mário Branco, ser solidário. Sem essa liquidez à disposição, a editora leiriense Barca do Inferno lançou em Agosto uma campanha de crowdfunding para angariar o dinheiro necessário para avançar com a produção. Agora, o objectivo está cumprido. O mérito é dos leitores, que também querem ver o livro a ganhar forma. Pensado para todas as idades, o livro, escrito por Mafalda Brito e ilustrado por Rui Pedro Lourenço, dará a conhecer, a um público alargado, a vida e a obra de uma das personalidades que mais marcou a música portuguesa a partir dos anos de 1960.

“Depois de terminarmos com sucesso a campanha de crowdfunding para a edição do livro Maria Lamas, amor, paz e liberdade, voltamos a recorrer ao financiamento colectivo para concluirmos o nosso projeto de publicação”, lê-se na campanha de crowdfunding, aberta até às 18.00 de sexta-feira, 27 de Setembro. As receitas angariadas até lá – que entretanto já ultrapassam os 4320€ – vão servir para pagar a impressão de 1000 exemplares, as comissões da plataforma ppl.pt e a produção das artes finais do livro. Todos os apoiantes vão receber as suas recompensas até ao final do mês de Novembro.

Nascido a 19 de Maio de 1942, José Mário Branco é considerado um dos nomes maiores da canção portuguesa e conta com uma carreira de cinco décadas. Em 1963 e com apenas 21 anos, viu-se forçado ao exílio em Paris, para fugir ao serviço militar e à guerra colonial, relativamente à qual era expressamente contra. Regressou a Portugal em 1974, após a Revolução dos Cravos, e continuou a lutar pelos seus valores até à sua morte, em 2019, vítima de um AVC.

Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ António Lobo Antunes já não escreve, está em “exílio da realidade”

Últimas notícias

    Publicidade