A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Papua Market: nem só de biquínis vive a Papua

Escrito por
Catarina Moura
Publicidade

Pelo Príncipe Real à procura da Papua Market o melhor é levar para já uns quantos pontos de referência: em frente à loja da Kiehl’s ou na porta ao lado do mural ingénuo da árvore com gatinhos e passarinhos – onde é bem provável que algum turista esteja a tirar fotos. Para que estamos com coisas? É o 45 da Rua da Escola Politécnica: empurre a porta de vidro com confiança, mesmo não encontrando letreiro na montra. Esta concept store, que pediu emprestado o nome à marca de biquínis e fatos de banho, está em construção.

Marta Santos e Nuno Leitão são os fundadores da Papua, e agora têm no Papua Market um novo passo. Querem juntar mais marcas no espaço. A falta de um letreiro e de alguns elementos decorativos indiciam um work in progress que também está na definição do conceito. Uma coisa é certa: as marcas que vierem a seguir serão, como as que aqui já estão, portuguesas (a excepção são os óculos e relógios da Komono). “Queremos valorizar o produto português e criar sinergias”, diz Marta enquanto faz festas ao Choco, o animal que nos recebe sempre que a dona está na loja – não estamos a falar de um molusco, mas de um cão pequeno, de pêlo comprido e preto que fica tanto na memória quanto as marcas.

papua market, principe real, concept store
Os fatos de banho da Papua estão em destaque, assim como as almofadas da marca
Fotografia: Manuel Manso

Ao fundo estão os fatos de banho da Papua, ladeados das almofadas de praia - travesseiros impermeáveis com os padrões dos biquínis. Mais à frente uma marca de jóias do Porto, a Prata Concept, as roupas da Size, também do Porto, os bodys da Embody, marca com menos de um mês e que entrou o ano cheia de brilhos, as t-shirts pintadas à mão do brasileiro JA ou os óculos de sol da Joplins, de bambu e muito leves.

Esta selecção deixa perceber que o foco não é apenas a praia e o sol – também lá estão as sardinhas lisboetas da Bordallo Pinheiro e a Inspirações Portuguesas, que põe o padrão dos azulejos lusos onde bem lhe apetece – mas o surf é um parente rico da Papua Market. Melhor dizendo: o soul surf, a vertente menos desportiva e que quer sentir mais a onda, o aqui e o agora e que está nas ilustrações de Lizzy, a rapariga de Peniche que desenha outras raparigas em cima de pranchas, ou nas Wavegliders, as pranchas com um look mais vintage e cores que parecem fazer parte da decoração (alguns clientes ponderam mesmo levá-las para decorar a casa, conta Marta).

papua market, pedro duarte jorge, principe real, concept store
O fotógrafo Pedro Duarte Jorge é o primeiro a expôr na Papua Market
Fotografia: Manuel Manso

O início da loja veio com o fim do Entretanto como ponto de venda para a Papua, mas tudo tomou uma nova dimensão quando encontraram este antigo restaurante e antiga casa de velharias. Era muito espaço, explica Marta, ideal para ir tendo aqui uns artistas a expôr. As fotografias de Pedro Duarte Jorge foram as primeiras com direito a estar num espaço mais interior, por agora galeria. O tempo dirá o que vai ser deste espaço a seguir, até porque esta é uma oportunidade para a marca crescer e já se pensa em t-shirts e outros modelitos com o nome Papua.

+ Compras no Príncipe Real

Últimas notícias

    Publicidade