A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Ciclovias
©Manuel Manso

Pegue na bicicleta e dê uma volta pelos museus de Lisboa

Hugo Torres
Escrito por
Hugo Torres
Publicidade

O périplo passa por museus no Campo Grande, na Madragoa e em Alfama. Dois motivos para participar? A inscrição é gratuita e a maior parte do percurso é a descer.

A Volta aos Museus em Bicicleta está de regresso. Passaram apenas três meses desde que o pelotão partiu do Museu Bordalo Pinheiro, no Campo Grande, para dar ao pedal até ao Museu das Marionetas, na Madragoa, e daí até ao Museu do Fado, em Alfama, e já está de volta à estrada. A segunda edição acontece a 16 de Setembro, no último domingo do Verão.

A concentração está agendada para as 9.30, com bênção de Bordalo Pinheiro e do seu Zé Povinho. Às 11.00, no Museu da Marioneta, dá-se descanso às pernas para uma oficina inspirada nos bonecos de Santo Aleixo. Não demora muito: uma hora depois já os ciclistas querem estar no Museu do Fado, para fechar a manhã a ouvir a fadista Joana Almeida, acompanhada por António Martins (guitarra portuguesa) e Duarte Nunes (viola).

Este passeio de bicicleta – iniciativa conjunta da Associação Dar a Volta, da Câmara Municipal de Lisboa e da Federação Portuguesa de Cicloturismo – insere-se no programa da Semana da Mobilidade e tem dois propósitos: promover a bicicleta como um meio de transporte válido para andar por Lisboa e dar a conhecer estes três museus da cidade.

A maior parte do percurso da Volta aos Museus em Bicicleta é a descer – o que pode ajudar a decidir, se estiver renitente em dizer adeus ao Verão a dar ao pedal. Não há subidas à Senhora da Graça nem nada que se pareça. As inscrições são gratuitas mas limitadas (a 50) e obrigatórias (por e-mail, para bilheteira@museubordalopinheiro.pt).

+ Ciclovias em Lisboa. Só precisa de pedalada para percorrer a cidade

+ Os melhores sítios para correr em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade