A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Ponte de aço e bronze vai ligar Gulbenkian à Praça de Espanha

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Já é conhecido o projecto completo para a futura ponte pedonal, que ligará a Avenida António Augusto Aguiar ao futuro parque urbano da Praça de Espanha. A estrutura, em aço e bronze, estará pronta em 2020.

A Praça de Espanha vai passar a estar ligada aos muros da Fundação Gulbenkian através de uma ponte pedonal, que pretende “restabelecer os fluxos pedonais há muito perdidos entre a Praça do Comércio e Benfica”. Como pode ler-se na memória descritiva do projecto, o “tabuleiro de elevada esbelteza”, que descreverá uma “grande diagonal”, será construído em aço, com fundações e encontros em betão armado e guarda-corpos em bronze.

No início deste ano, a Câmara Municipal de Lisboa revelou à Time Out, em primeira mão, três imagens da proposta vencedora do concurso internacional promovido pela autarquia, que inclui a construção de uma ponte pedonal capaz de gerar coesão no espaço público desconexo e novas continuidades entre os bairros. Na Praça de Espanha, a ponte pedonal irá bifurcar, com um dos caminhos a terminar nas escadas de acesso ao metro e outro no jardim, como é possível perceber nas novas imagens divulgadas. 

©RUIVOCREATIVE – DSRS, Lda

“É indispensável que a acessibilidade ao parque seja segura e universal, transpondo as barreiras dos grandes eixos viários que se cruzam neste local”, lê-se ainda na memória descritiva. “A solução agora apresentada resulta de uma reflexão em torno das condições específicas do atravessamento e da envolvente, incluindo o edifício da Fundação Calouste Gulbenkian e o Palácio de Palhavã, onde se localiza a Embaixada de Espanha.”

As obras na Praça de Espanha, que incluem a recuperação do riacho do Rego, devem arrancar no segundo semestre deste ano e está previsto que a ponte esteja concluída em 2020. O futuro parque urbano da Praça de Espanha funcionará como espaço de continuidade da Avenida Duque de Ávila e do Jardim da Gulbenkian.

+ Depois de renovada a Praça de Espanha, a Gulbenkian vai crescer

Últimas notícias

    Publicidade