A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Ponte pedonal junto ao Museu dos Coches finalmente aberta ao público

Sebastião Almeida
Escrito por
Sebastião Almeida
Publicidade

Depois de cinco anos em obras, a ponte que faz a ligação entre o Museu dos Coches e a frente ribeirinha foi inaugurada. Rampas nos dois acessos e elevador na estação permitem circulação de cadeiras de rodas e bicicletas.

A ponte pedonal junto ao Museu dos Coches, em Belém, que faz a ligação com a zona ribeirinha, abriu ao público na noite desta segunda-feira. A ponte antiga, sobre a via férrea, será agora desmantelada, obrigando ao corte do trânsito na Avenida Brasília, nas próximas duas noites. Em construção há cinco anos, a nova ponte tem rampas nos acessos do lado de terra e do rio, permitindo a circulação de pessoas em cadeiras de rodas e de bicicletas.

“Por razões de ordem técnica, só após a demolição da ponte velha será possível concluir a empreitada da nova ponte, que compreende, além das rampas, a colocação de uma plataforma elevatória para cadeira de rodas, nas escadas de acesso à estação de comboios no sentido Lisboa/Cascais”, esclarece a Direcção Geral do Património Cultural (DGPC), em nota de imprensa.

Embora o elevador já se encontre instalado, o equipamento só poderá começar a ser utilizado quando a estrutura antiga for desmantelada. Só aí então se dará início à construção da infra-estrutura interna necessária ao funcionamento da plataforma que servirá os acessos à estação de comboios.

Actualmente, existem quatro pontos de ligação da zona de Belém à frente ribeirinha. Às passagens pedonais do MAAT, da Torre de Belém e à passagem subterrânea junto ao Padrão dos Descobrimentos, junta-se agora a ponte do Museu dos Coches, projectada por Paulo Mendes da Rocha e Ricardo Bak Gordon, autores do novo edifício do museu na Avenida Brasília.

+ Os 43 melhores museus de Lisboa

+ Mobilidade urbana em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade