A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Quarteirão histórico em Marvila vendido a investidores privados

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

O antigo armazém vinícola fundado no século XIX por José Domingos Barreiros foi vendido pela Fundação Maria António Barreiros por 17 milhões de euros.

A publicação Diário Imobiliário avança que a nova proprietária é uma empresa recém-constituída chamada Refletecarismas, SA, que tem como sócios três portugueses e um fundo estrangeiro com sede na Suíça.

O projecto de arquitectura está nas mãos do premiado atelier de Frederico Valsassina, mas ainda não se conhecem pormenores sobre o destino do edifício localizado na Praça David Leandro da Silva, vizinho dos Armazéns Abel Pereira da Fonseca, hoje ocupados pelo Lisbon Workhub.

A fundação, com ligações à Opus Dei, foi constituída em 1986 por testamento de Maria Antónia Barreiro, neta do fundador da Sociedade Comercial José Domingos Barreiro Limitada e filha de Acácio Domingos Barreiro, que chegou a dar continuidade ao negócio vinícola da família.

O edifício, que compreende uma área de 14.000 m2, era composto pela sede da empresa, por um vasto armazém e também por zonas residenciais, onde moravam os trabalhadores. No interior encontram-se azulejos datados de 1928, decorados a parras e uvas, oriundos da histórica Fábrica de Sacavém, encerrada em 1983.

Tentámos falar com o arquitecto Frederico Valsassina sobre a natureza do futuro projecto para este quarteirão, mas fomos informados pelo seu atelier que se encontra indisponível nos próximos dias.

+ Saiba como vai ser o futuro aeroporto do Montijo

+ Roteiro perfeito em Marvila

Últimas notícias

    Publicidade