Roteiro perfeito em Marvila

Cafés, restaurantes, espaços de cowork, galerias e lojas. Fomos conhecer as maravilhas de Marvila.
centro de marvila, Praça David Leandro da Silva,
Fotografia: Manuel Manso
Por Editores da Time Out Lisboa |
Publicidade

Até há pouco tempo, era o ponto cardeal mais desprezado de Lisboa, mas, lentamente, começa a ganhar vida e pontos de interesse. É, aliás, a única zona da cidade em acelerada renovação sem ter o turismo como alavanca. Em Marvila que tem sido semeado talento e criatividade que fertiliza dezenas de novos projectos, sempre com a ajuda dos armazéns que o bairro ainda vai disponivibilizando, quer para abrir galerias de arte, restaurantes ou fábricas de cerveja. Eis uma longa série de desculpas para rumar ao bairro da moda e descobrir a maravilha que é Marvila, das galerias aos restaurantes, passando pelas lojas e cervejeiras. 

Recomendados: Coisas para fazer a leste do paraíso

Roteiro perfeito em Marvila

Cafe com Calma
© Arlindo Camacho
Restaurantes, Português

Café com Calma

icon-location-pin Marvila

A doçura começa lá fora, numa rua que se chama, bem a propósito, do Açúcar. Mas é lá dentro que a tarte de limão e os outros bolos caseiros mimam os clientes, que são tratados por tu para se sentirem em casa. Além de bolos, há petiscos para provar depois das 16.00 e brunches para os sábados sem pressa.

Museu dos doces, The sweet art museum, marvila
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

The Sweet Art Museum

icon-location-pin Marvila

Neste espaço, as regras são inversamente proporcionais àquelas a que tem de obedecer nos outros museus. As proibições desaparecem para darem lugar a experiências – pode fotografar, tocar nas obras e, imagine-se, mergulhar nelas. O The Sweet Art Museum instala-se numa transversal da Rua do Açúcar, em Marvila, e, durante três meses, vai deixar a cidade mais doce e os feeds de Instagram mais rosa. O museu tem oito salas, uma delas pensada pela artista portuguesa Maria Imaginário, sendo que algumas contam com degustação de doces. Dos gelados às gomas, passando por uma sala com uma piscina de marshmallows, onde pode mergulhar (isto é a sério). 

Publicidade
Biblioteca de Marvila
Fotografia: José Fernandes
Atracções, Bibliotecas, arquivos e fundações

Biblioteca de Marvila

icon-location-pin Marvila

É a mais recente e a maior biblioteca de Lisboa. Uma casa senhorial abandonada há décadas foi ocupada por um auditório com 187 lugares, uma horta comunitária e 23 mil obras para consulta com foco na arte urbana e cultura hip-hop.

+ Descubra aqui as melhores bibliotecas em Lisboa

Tomaz Hipólito Studio
©DR
Arte, Centros de artes

Tomaz Hipólito Studio

icon-location-pin Marvila

O armazém renovado funciona como ateliê do artista Tomaz Hipólito e no andar de cima
 está a arquitecta Helena Botelho. Desde Outubro, tem um projecto de residências para artistas internacionais, com duração entre um a seis meses. Regularmente organizam open-days.

Publicidade
musa
Fotografia: Francisco Santos
Coisas para fazer

Fábrica Musa

icon-location-pin Marvila

Pedro Lima, cervejeiro da Musa, guia-nos por um roteiro de produção, da sala onde se moem os cereais à máquina que faz o engarrafamento. São silos metálicos enormes, onde um dia, mais tarde, gostaríamos de mergulhar. É este o responsável pela diversão de muitos que aqui estão, que podem, se assim for seu interesse, subir ao lounge com vista para a fábrica e fazer todas as perguntas. Eis a Fábrica Musa, que junta bar e fábrica, consumo e produção e ainda um programa regular para acompanhar com os copos neste fresquíssimo pouso da zona.

+ O novo beer district da cidade

Restaurantes

Refeitório do Senhor Abel

icon-location-pin Marvila

Com um avô italiano, Chakall sempre esteve ligado a esta cultura e o sonho de ter um restaurante dedicado à comida italiana concretizou-se, finalmente, agora que abriu o Refeitório do Senhor Abel, em pleno coração de Marvila, nos antigos armazéns Abel Pereira da Fonseca. Mas as novidades não ficam por aqui: à comida junta-se a bebida do Heterónimo Baar, o bar que complementa o restaurante, ambos inspirados no poeta Fernando Pessoa, com a curadoria de Miguel Tojal, que se juntou ao chef neste projecto, e a mestria do bartender Sandro Pimenta. 

Publicidade
Spot real- academia de parkour
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Spot Real

icon-location-pin Marvila

Quatro amigos quiseram pôr um bairro meio adormecido aos saltos. Hilário, Ângelo, Nuno e Ricardo transformaram um armazém abandonado no Poço do Bispo na primeira academia de parkour do país. Há espaço para os malabarismos dos habitués, mas também para principiantes, que a partir dos seis anos podem atirar-se de cabeça para uma irresistível piscina de esponja.  

Camera
Arte

Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual

icon-location-pin Xabregas

A Ar.Co ocupa desde 2017 as instalações do antigo Mercado de Xabregas, na parte oriental da cidade. O complexo, remodelado segundo projecto do Arqto João Santa-Rita, alberga espaços oficinais, laboratórios de fotografia, estúdio de fotografia/cinema, e outras valências associadas ao ensino de artes visuais. A história da instituição, com o seu carácter experimental, remonta a 1973

Publicidade
Francisco fino
Fotografia: Arlindo Camacho
Arte, Arte contemporânea

Galeria Francisco Fino

icon-location-pin Marvila

Marvila cresce com mais um espaço dedicado à arte contemporânea. Depois de trabalhar com vários artistas desde 2012, Francisco Fino tem agora um espaço fixo onde pode cumprir o sonho de ser galerista. No antigo armazém de vinho e azeite juntam-se Gabriel Abrantes, José Pedro Cortes, Karlos Gil, Mariana Silva, Marta Soares, Tris Vonna-Michell e Vasco Araújo. Depois de ter estado devoluto, as obras de reabilitação do espaço demoraram um ano e transformaram o espaço em duas salas de exposição amplas. Entra-se directamente nas mostras porque o galeriesta não quer intimidar o público com os balcões e escritórios onde se tratam de negócios, arredados para o segundo andar. Na parte de trás, vista para a linha de comboio, mas também para um terraço e para as laranjeiras do terreno. 

fábrica moderna
©DR
Coisas para fazer

Fábrica Moderna

icon-location-pin Marvila

"Uma oficina criativa partilhada (...) onde se transformam ideias em produtos". É assim que a Fábrica Moderna se apresenta no seu site. Neste espaço, pessoas e empresas podem partilhar conhecimentos para que as suas ideias ganhem forma. A Fábrica dinamiza, ainda, workshops e oferece apoio ao lançamento de produtos.

Mostrar mais

Outros bairros lisboetas

 Vintage Department
Fotografia: Manuel Manso
Compras

As melhores lojas no Príncipe Real

Algumas das melhores concept stores em Lisboa têm morada no Príncipe Real, mas também há espaço para designers portugueses no bairro mais cool da cidade. Encha a casa, o armário e até o quarto dos brinquedos dos miúdos de estilo nas melhores lojas no Príncipe Real.  

Publicidade
Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com