A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
jardim de santos
©Junta de Freguesia da EstrelaJardim de Santos

O melhor de Santos e Madragoa

Há muitos motivos para descer colina abaixo até Santos e à vizinha Madragoa

Escrito por
Francisca Dias Real
e
Clara Silva
Publicidade

Gelatarias, brunchs, mercearias alternativas, bares, restaurantes ou galerias. Há muito para explorar nesta lista quase infindável de atracções em Santos e na vizinha Madragoa, o bairro que tem recebido cada vez mais inquilinos e onde tropeça todos os meses num negócio novo. Santos é, aliás, um autêntico Design District, com lojas de decoração e design aos pontapés. Já para não falar de ser um epicentro cultural de museus e galerias de arte contemporânea. E, se está a ficar com medo de se perder com tanta oferta, não se preocupe, porque fazemos questão de lhe traçar um roteiro pela zona.

Recomendado: Os melhores parques e jardins em Lisboa

O melhor de Santos e Madragoa

  • Bares

“E se o não-sei-quantos quer ser cá da malta, tem de beber este copo até ao fim…” A música repete-se nos bares das redondezas, a menos que queira fugir dos shots a 50 cêntimos e da ressaca monstruosa do dia seguinte. Nestes bares estará a salvo. A verdade é que Santos tem bem mais do que isso. Tem um bar que era um antigo alfaiate, outro que é uma casa e até um bar de teatro. Ou seja, tem tudo e estes são os melhores bares em Santos.

  • Restaurantes

Há uma série de novidades a florescer, dos restaurantes de tacos com nome ousado a opções mais saudáveis, e restaurantes de sempre, capazes de o manter de barriga cheia de manhã até à noite. Como a descer todos os santos ajudam, fomos até lá para lhe facilitar a vida e dizer-lhe quais os restaurantes em Santos que deve conhecer. No fim passe na Davvero, que passou a fábrica para a zona, para comer um gelado artesanal italiano.

Publicidade
  • Arte

Galerias de arte contemporânea escondidas, instalações em montras, programas para miúdos e graúdos e uma nova mediateca onde pode treinar o seu francês. Aqui na zona ninguém se aborrece. Tem o aclamado Museu de Arte Antiga, onde pode encontrar o famoso tríptico de Bosch, mas também pode passar para o outro lado da rua e entrar na Wozen, uma residência artística com direito a exposições e actividades para todos. Pelo meio, há mais uma mão cheia de galerias que tem mesmo de visitar no bairro de Santos.

Publicidade
As melhores lojas de decoração e design em Santos
  • Compras

Conhecido como o Design District desde 2005, Santos é o bairro que reúne mais lojas de decoração e design da cidade. Em Março ganhou mais uma, para mobiliário de jardim. É começar a pensar na decoração da sua casa com piscina. Nem que seja em sonhos.

Publicidade

O melhor dos bairros em Lisboa

  • Coisas para fazer

É no Príncipe Real que os valores das casas chegam a somas astronómicas: 5254 o metro quadrado, segundo os dados publicados o ano passado, a zona mais cara de todo o país. E também a melhor. Foi no Príncipe Real que se instalou a nova dinastia da restauração lisboeta, para comer como um príncipe, os terraços para beber copos se multiplicaram e as concept stores apareceram porta sim, porta não. Sem esquecermos os nomes sonantes que, num cirandar constante, também têm poiso no bairro, do chef Kiko aos designers Lidija Kolovrat ou Nuno Gama.   

  • Coisas para fazer

Clássicos de sempre e espaços que ainda cheiram a novo. Padarias, gelatarias, um café italiano e até um restaurante de choco frito. Mas há muito mais que comida. Com este roteiro vai querer estacionar num bairro onde o estacionamento continua tramado. Percorra as ruas do movimentado bairro em busca do melhor de Campo de Ourique e descubra como se está bem no campo.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Marvila é a única zona da cidade em acelerada renovação sem ter o turismo como motor. Antigos armazéns abandonados são agora espaços de cowork onde também se pode andar de skate, há fábricas de cerveja artesanal a cada canto do bairro (e até formam um distrito de quarteirão e meio entre elas), salas de espectáculo ou de raves, onde cabem mil pessoas, e espaçosas galerias de arte, uma vertente crescente por estes lados graças ao espaço que ainda há para ocupar.
 Fomos espreitar e descobrir as maravilhas de Marvila para lhe trazer um roteiro completo do bairro.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade