Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right O melhor de Santos e Madragoa

O melhor de Santos e Madragoa

Há muitos motivos para descer colina abaixo até Santos e à vizinha Madragoa

jardim de santos
©Junta de Freguesia da Estrela Jardim de Santos
Por Francisca Dias Real e Clara Silva |
Publicidade

Gelatarias, brunchs, mercearias alternativas, bares, restaurantes ou galerias. Há muito para explorar nesta lista quase infindável de atracções em Santos e na vizinha Madragoa, o bairro que tem recebido cada vez mais inquilinos e onde tropeça todos os meses num negócio novo. Santos é, aliás, um autêntico Design District, com lojas de decoração e design aos pontapés. Já para não falar de ser um epicentro cultural de museus e galerias de arte contemporânea. E, se está a ficar com medo de se perder com tanta oferta, não se preocupe, porque fazemos questão de lhe traçar um roteiro pela zona.

Recomendado: Os melhores parques e jardins em Lisboa

O melhor de Santos e Madragoa

Alfaiataria
©Ana Luzia
Bares

Os melhores bares em Santos

“E se o não-sei-quantos quer ser cá da malta, tem de beber este copo até ao fim…” A música repete-se nos bares das redondezas, a menos que queira fugir dos shots a 50 cêntimos e da ressaca monstruosa do dia seguinte. Nestes bares estará a salvo. A verdade é que Santos tem bem mais do que isso. Tem um bar que era um antigo alfaiate, outro que é uma casa e até um bar de teatro. Ou seja, tem tudo e estes são os melhores bares em Santos.

El Cabrón
©Arlindo Camacho
Restaurantes

Os melhores restaurantes em Santos

Há uma série de novidades a florescer, dos restaurantes de tacos com nome ousado a opções mais saudáveis, e restaurantes de sempre, capazes de o manter de barriga cheia de manhã até à noite. Como a descer todos os santos ajudam, fomos até lá para lhe facilitar a vida e dizer-lhe quais os restaurantes em Santos que deve conhecer. No fim passe na Davvero, que passou a fábrica para a zona, para comer um gelado artesanal italiano.

Publicidade
Heim Café
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes

Sítios para comer na Madragoa

Não há estacionamento, por enquanto não há metro e não há muitas paragens de autocarro, mas a Madragoa é dos sítios mais concorridos ao jantar – e onde se come melhor, seja petiscos ou autêntica comida italiana.  

Pessoas sentadas observam um painel no Museu de Arte Antiga
Fotografia: Arlindo Camacho
Arte

Museus e galerias em Santos

Galerias de arte contemporânea escondidas, instalações em montras, programas para miúdos e graúdos e uma nova mediateca onde pode treinar o seu francês. Aqui na zona ninguém se aborrece. Tem o aclamado Museu de Arte Antiga, onde pode encontrar o famoso tríptico de Bosch, mas também pode passar para o outro lado da rua e entrar na Wozen, uma residência artística com direito a exposições e actividades para todos. Pelo meio, há mais uma mão cheia de galerias que tem mesmo de visitar no bairro de Santos.

Publicidade
Compras

As melhores lojas de decoração e design em Santos

Conhecido como o Design District desde 2005, Santos é o bairro que reúne mais lojas de decoração e design da cidade. Em Março ganhou mais uma, para mobiliário de jardim. É começar a pensar na decoração da sua casa com piscina. Nem que seja em sonhos.

Fauna & Flora
Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Seis novidades em Santos e na Madragoa

Há muitos motivos para descer colina abaixo até Santos e à vizinha Madragoa. Gelados deliciosos e brunches saudáveis estão entre as novidades mais frescas. Não perca uma. 

Publicidade
jardim de santos
©Junta de Freguesia da Estrela
Coisas para fazer

Paragens obrigatórias em Santos e na Madragoa

Com a Primavera, abriram-se por fim os portões de ferro do Jardim de Santos, pretexto para explorar uma zona onde não param de florescer novidades. E ali ao lado, não se esqueça de verificar um dos triângulos mais apetecíveis da cidade, louvado até pelo guia Lonely Planet. 

O melhor dos bairros em Lisboa

árvore do jardim do principe real
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

O melhor do Príncipe Real

É no Príncipe Real que os valores das casas chegam a somas astronómicas: 5254 o metro quadrado, segundo os dados publicados o ano passado, a zona mais cara de todo o país. E também a melhor. Foi no Príncipe Real que se instalou a nova dinastia da restauração lisboeta, para comer como um príncipe, os terraços para beber copos se multiplicaram e as concept stores apareceram porta sim, porta não. Sem esquecermos os nomes sonantes que, num cirandar constante, também têm poiso no bairro, do chef Kiko aos designers Lidija Kolovrat ou Nuno Gama.   

hamburgaria da parada
©DR
Coisas para fazer

O melhor de Campo de Ourique

Clássicos de sempre e espaços que ainda cheiram a novo. Padarias, gelatarias, um café italiano e até um restaurante de choco frito. Mas há muito mais que comida. Com este roteiro vai querer estacionar num bairro onde o estacionamento continua tramado. Percorra as ruas do movimentado bairro em busca do melhor de Campo de Ourique e descubra como se está bem no campo.

Publicidade
Marvila
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

O melhor de Marvila

Marvila é a única zona da cidade em acelerada renovação sem ter o turismo como motor. Antigos armazéns abandonados são agora espaços de cowork onde também se pode andar de skate, há fábricas de cerveja artesanal a cada canto do bairro (e até formam um distrito de quarteirão e meio entre elas), salas de espectáculo ou de raves, onde cabem mil pessoas, e espaçosas galerias de arte, uma vertente crescente por estes lados graças ao espaço que ainda há para ocupar.
 Fomos espreitar e descobrir as maravilhas de Marvila para lhe trazer um roteiro completo do bairro.

More to explore

Publicidade