A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
São Luiz Teatro Municipal
Francisco Romão Pereira São Luiz Teatro Municipal

Que espaços culturais os lisboetas mais visitam (sem pagar)? São Luiz e Lu.Ca entre os preferidos

Num ano, Lisboa registou 11.660 entradas em equipamentos culturais com o Passe Cultura. Medida que permite visitas gratuitas termina este mês.

Escrito por
Rute Barbedo
Publicidade

Se, no momento de recorrer ao Passe Cultura, os mais jovens (até aos 23 anos) escolhem o LU.CA – Teatro Luís Camões e o TBA, já os maiores de 65 preferem o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, a Casa Fernando Pessoa e o Atelier Júlio Pomar. Olhando para as duas faixas etárias em simultâneo, o Padrão dos Descobrimentos e o São Luiz Teatro Municipal são os favoritos. 

Este é o balanço de um ano do Passe Cultura, que garante entradas gratuitas nos equipamentos culturais geridos pela EGEAC e pela Direcção Municipal de Cultura da autarquia lisboeta aos munícipes até aos 23 anos e maiores de 65 anos. A medida foi implementada em 2022 no âmbito do pacote anti-inflação da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e teve uma adesão mais pronunciada entre crianças e jovens — entre as 11,6 mil entradas registadas, 65,4% foram de munícipes até aos 23 anos.

Considerado “um investimento muito relevante” por parte da autarquia, nas palavras de Carlos Moedas, o passe permitiu um “maior acesso” à cultura mas também “estimular a criação de hábitos de fruição cultural”, na análise do presidente da CML, enviada às redacções. Também o vereador da Cultura, Diogo Moura, destaca a acessibilidade como “um catalisador para a diversidade e inclusão, transformando os equipamentos culturais em espaços verdadeiramente abertos a todos”, apesar da limitação etária inerente ao passe.

A CML planeia estender o Passe Cultura a 2024, segundo avançou à Time Out, sem, no entanto, partilhar mais detalhes.

+ Artistas internacionais, pós-colonialismo e os 50 anos do 25 de Abril: assim será 2024 no MAAT

+ Despejados para Nada – Sirigaita faz visita guiada pelos espaços fechados pela turistificação

Últimas notícias

    Publicidade