Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right RTP2 estreia documentário sobre o maior falsificador do século

RTP2 estreia documentário sobre o maior falsificador do século

ELMYR DE HORY, O FALSIFICADOR DO SÉCULO

As falsificações de Elmyr de Hory tinham um valor autoral. De tal forma que, já depois da sua morte, começaram a surgir peças no mercado negro que alegadamente tinham sido falsificadas por ele. Era mentira. Segunda, pelas 23.15, a RTP conta a sua história.

Mais concretamente, a estação pública vai exibir Elmyr de Hory, O Falsificador do Século, realizado por Dimitri Pailhe em 2016. A informação pode parecer redundante, só que não. Este não é o primeiro nem será o último filme sobre a vida e obra deste húngaro. É apenas o mais recente.

Nascido em 1906, no seio de uma pobre família húngara, Elmyr sobreviveu aos campos de concentração nazis, e acabou a imitar na perfeição pintores como Picasso, Matisse ou Dubuffet, entre outros. As suas obras foram exibidas em museus e vendidas como originais.

Através de imagens de arquivo e entrevistas a amigos próximos, o documentário celebra a vida e a obra de um homem que, para o bem e para o mal, marcou a arte moderna.

+ Sabe qual foi a sua primeira maratona? A Netflix sabe

Publicidade
Publicidade