A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

SecAdegas fecha devido ao aumento das rendas em Lisboa

Hugo Torres
Escrito por
Hugo Torres
Publicidade

Restaurante de petiscos abriu em 2013, quando o Intendente se reinventava. Na terça-feira, dia 28, o recheio vai estar a “preços simpáticos” numa espécie de venda de garagem.

O jantar deste sábado será o último do SecAdegas. O restaurante de petiscos da rua dos Anjos vai fechar portas: o proprietário do imóvel optou por não renovar o contrato de arrendamento, revelou Tiago de Oliveira Simões nesta sexta-feira, apenas um dia antes do encerramento, e não deverá abrir noutro sítio. A culpa? A subida dos preços das rendas.

“O nosso espaço era arrendado e o contrato não foi renovado... Temos nos últimos meses procurado outros espaços na cidade, mas com a actual especulação imobiliária não nos é possível neste momento continuar o projecto SecAdegas”, escreveu o responsável no Facebook, prometendo novidades se conseguir “continuar de alguma forma o projecto”.

No imediato segue-se uma “venda de garagem” para desocupar o número 23D da rua dos Anjos antes que Agosto chegue ao fim. O recheio será posto (quase) todo à venda “a preços muito simpáticos”. A decoração, que transformava este restaurante num espaço acolhedor (noutros tempos, a sala interior poderia ter albergado conspirações e outras cabalas), foi pensada e concretizada com objectos encontrados na casa da avó de Tiago ou adquiridos em lojas locais de velharias. O convite está feito e inclui um bónus para matar a sede: “Aparece e traz amigos! Teremos sangria para te oferecer e para fazermos um brinde em jeito de despedida”.

Tiago de Oliveira Simões, que esteve à frente da cozinha do Chiringuito Tapas Bar, abriu o SecAdegas em Outubro de 2013. Uma “casa de amigos”, como o apresentou então, com petiscos para picar sobre a mesa – peixinhos da horta, pimentos padrón, ovos, cogumelos à bulhão pato, migas de couve com broa, camembert no forno com framboesas – ou o bife com assinatura da casa (isto é, com molho de queijo chèvre e redução de frutos silvestres).

“Quando iniciei este projecto há cinco anos sem grandes pretensões, queria apenas que fosse um espaço de amigos, em que as pessoas se sentissem confortáveis e em casa”, recorda ainda no Facebook. “Durante estes anos, que embora não tenham sido fáceis, percebi que esse objectivo tinha sido cumprido: não só recebi entre clientes amigos como tive oportunidade de conhecer novas pessoas que ficarão no meu plano emocional.”

O SecAdegas foi um dos espaços a abrir após a remodelação profunda de que foi alvo o Intendente, em 2012. A zona ganhou novo rosto e nova vida, mas os problemas relacionados com a gentrificação têm-se agravado, tal como acontece um pouco por toda a cidade. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, Arroios foi a freguesia da capital que registou um maior número de contratos de arrendamento em 2017 (612). Entre o primeiro trimestre do ano passado e o deste ano, o preço por metro quadrado, para compra e venda de imóveis em Arroios, disparou 29,5% (uma variação só inferior às verificadas nas freguesias de Santo António, Campolide e Campo de Ourique).

+ Os melhores restaurantes de petiscos em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade