A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Vai nascer em Lisboa uma “Arca de Noé” dos vinhos

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Os resultados da 2.ª edição do Orçamento Participativo nacional foram reveladas nesta quinta-feira. A região da capital (tal como todas as outras) foi chamada ao barulho: "Em Lisboa e Vale do Tejo, novas castas para novos vinhos", com um orçamento previsto de 200 mil euros, foi a proposta mais votada.

As castas autóctones portuguesas como a Touriga Nacional, o Arinto, a Trincadeira ou o Sercial são alguns dos grandes segredos para o sucesso dos néctares portugueses. Dentro da União Europeia é Portugal o recordista do número de castas de uva em proporção com o território (já agora, as vinhas por cá ocupam uma área total de 190 mil hectares). Quem o diz são os proponentes deste projecto – António Américo da Rocha Graça, José Manuel Meneres Manso e António Fontainhas Fernandes –, que no texto de apresentação do projecto ensinam que desde tempos ancestrais que o processo de diversificação de castas nunca parou e que podem existir dezenas de castas desconhecidas na actualidade. E querem descobrir tudo.

"Para se aceder a essas potenciais novidades, o primeiro e mais importante passo é procurar videiras estranhas em vinhas muito velhas do país inteiro, trabalho já feito, estando as plantas guardadas num pólo experimental adequado. A forma mais eficiente de esclarecer a identidade dessas plantas é analisar o seu ADN e compará-lo com o das castas já conhecidas", explicam.

E ao que parece é mesmo Lisboa que reúne as melhores condições para contribuir para esta que será uma verdadeira Arca de Noé para os vinhos portugueses, graças ao trabalho do Instituto Superior de Agronomia e de estruturas do Ministério da Agricultura, que colaboram com diversas entidades em trabalhos sobre a diversidade da videira. Também a Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira – PORVID, em Palmela, guarda uma das maiores colecções de genótipos da videira no mundo e é aí que poderá existir maior probabilidade de descobrirem castas desconhecidas, fruto de cruzamentos naturais.

O grande objectivo é posteriormente contribuir para o desempenho económico do sector vitivinícola nacional, que verá assim o seu portefólio aumentado.

O segundo projecto mais votado na região de Lisboa vai para Almada, para a proposta ABC do Teatro, que prevê a criação de uma escola de teatro infantil, gratuita para jovens entre os sete e os 16 anos.

A nível nacional houve alguma polémica com duas das três propostas vencedoras. O terceiro projecto mais votado chama-se "Tauromaquia para Todos" e defende a "criação de um programa de difusão de informação e conhecimento sobre a cultura tauromáquica de Portugal", enquanto que a segunda proposta segue a orientação inversa. Chama-se "Portugal sem touradas" e quer "desmistificar os princípios em que a actividade se auto-justifica e contribuir para a construção de um pensamento crítico face à mesma no seio da sociedade portuguesa". Mas o grande vencedor deste Orçamento Participativo foi mesmo a Feira das Lambarices, um mega evento cultural que vai promover os doces nacionais (pastéis de Belém incluídos) numa aldeia do concelho de Águeda chamada Vale Domingos.


+ Não percebe nada isto? Inscreva-se no curso de vinhos com Manuel Moreira da Academia Time Out

+ Isco: a nova padaria de Alvalade tem pão artesanal e vinho

Últimas notícias

    Publicidade