A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Vem aí um espectáculo de videomapping para os 20 anos do Museu do Fado

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Parece que 1998 foi um ano que revolucionou Lisboa. Foi nesse mesmo ano que a canção local, hoje património da Humanidade, ganhou casa própria ao abrir o Museu do Fado, em Alfama. Agora, a celebrar 20 anos, faz-se a festa com projecções de videomapping na fachada do museu, uma exposição e concertos. Tudo de 20 a 27 de Novembro.

A celebração começa logo no dia 20 com o lançamento do primeiro disco de Francisco Salvação Barreto, que é um habitué da casa de fados Sr. Vinho. O concerto que apresenta Horas da Vida está marcado para as 19.00 no São Luiz.

Depois de uma pequena interrupção, as celebrações regressam no dia 23 e a partir daí são cinco noites com espectáculos de videomapping de 10 minutos na fachada do museu. As projecções levam os espectadores numa viagem pela história do fado, desde o século XIX até aos dias de hoje, e onde será possível ver registos audiovisuais de Carlos do Carmo, Camané, Mariza e José Manuel Neto. As sessões, produzidas pelo ateliê O Cubo, decorrem às 20.30, 21.00 e 21.30 e são de entrada livre.

Ainda no dia 23, inaugura uma exposição no museu sobre a fadista Maria Teresa de Noronha, cujo centenário do nascimento se comemora este ano – a mostra fica patente até 31 de Dezembro. A dar continuação às celebrações, pode ainda assistir ao concerto de apresentação do primeiro disco de Gaspar Varela, bisneto de Celeste Rodrigues, que lança o seu primeiro álbum aos 15 anos pela Museu do Fado Discos. O concerto acontece no dia 24 no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, às 21.00 (12,5€-15€).

+ 32 coisas incríveis para fazer em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade