Notícias

Viúva Lamego apaga 175 velas no Museu do Azulejo

A partir de 3 de Outubro pode visitar uma exposição que conta com artistas como Bela Silva, Hervé di Rosa, Vhils e Add Fuel.

Bárbara Carvas
Escrito por
Bárbara Carvas
Estagiária
Painéis do Museu Nacional do Azulejo
Mariana Valle LimaPainéis do Museu Nacional do Azulejo
Publicidade

No ano em que se assinalam os 175 anos de produção cerâmica da Viúva Lamego, fundada em 1849, o Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, inaugura uma exposição que “reflete sobre o presente e o futuro de uma das mais importantes fábricas de azulejo em Portugal”, como refere a organização em comunicado. Com inauguração marcada para o dia 3 de Outubro, estará patente quase até ao final do ano, terminando a 29 de Dezembro.

A mostra “Uma perspetiva do presente, uma visão do futuro” é composta por 17 peças e inclui obras tanto de artistas consagrados, como de uma nova geração de autores. Algumas delas concebidas especialmente para esta ocasião. Destacam-se os trabalhos de Bela Silva, com a peça “Batucada de Cor”, e do francês Hervé Di Rosa, com “Subaquática”. Ambos são artistas residentes e herdeiros dos famosos casulos (residências artísticas desenvolvidas na Viúva Lamego, a partir da década de 1930). O suíço Noel Fischer a brasileira Adriana Varejão juntam-se à festa, bem como autores como Vhils e Add Fuel, que prometem trazer a cultura urbana contemporânea para o azulejo. Rita João / Estúdio Pedrita recuperam a azulejaria industrial da segunda metade do século XX. 

Além da exposição temporária, poderá encontrar na exposição permanente do museu algumas obras produzidas pela Viúva Lamego e uma seleção de peças na sala de exposições temporárias do piso superior que têm como objectivo reflectir sobre os processos de trabalho e a articulação entre artistas, arquitectos, designers e os diferentes sectores da fábrica.

Com curadoria dos investigadores Rosário Salema de Carvalho e Francisco Queiroz, a exposição está aberta ao público de terça a domingo entre as 10.00 e as 18.00, sendo a última entrada às 17.30. O preço de entrada é de 8€ por pessoa.

Museu Nacional do Azulejo, Lisboa. 3 Out-29 Dez. 10.00-18.00. 8€

🌍 Como está a vida na sua cidade? Responda ao Time Out Index Survey

+ MAAT celebra aniversário com três dias de arte, comida e música electrónica

Últimas notícias

    Publicidade