[title]
A família da morada mais selvagem de Lisboa não pára de crescer. No Dia do Pai, o Jardim Zoológico apresenta as suas três novas crias de Pinguim-do Cabo, espécie em perigo de extinção.
O Jardim Zoológico mantém uma população desta espécie desde meados do século XX. No final do ano passado e no início deste, nasceram novas crias, que vão ser apresentadas na próxima terça-feira, 19 de Março. No Dia do Pai, poderá deslumbrar-se com a cumplicidade dos animais da Arca de Noé lisboeta e homenagear, em família, o seu super pai.
O pinguim-do-cabo, a única espécie de pinguins que se reproduz em África, é conhecido por se manter com o mesmo parceiro por mais de uma década. Normalmente, o casal regressa à mesma colónia de nidificação e, muitas vezes, ao mesmo ninho, todos os anos. No Jardim Zoológico, é possível encontrar casais que permanecem juntos há cerca de 17 anos.
Actualmente, a espécie está ameaçada pela drástica diminuição dos stocks de peixe, consequência da pesca excessiva, das alterações climáticas e da poluição do habitat, sobretudo por derrames de petróleo.
Para contrariar esta tendência, o Jardim Zoológico participa no Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas do Pinguim-do-Cabo, o que permite uma acção conjunta da comunidade zoológica para manter a população da espécie geneticamente saudável, salvaguardando a sua conservação. Contribui também para a sua recuperação no habitat natural, apoiando financeiramente a Fundação para a Conservação das Aves Costeiras da África do Sul, que reabilita 600 a 900 ovos e crias por ano.
Em parceria com a Goodlife, o Jardim Zoológico criou ainda um pack familiar para incentivar miúdos e graúdos a conhecer de perto o mundo destas incríveis aves marinhas. O pack, para adultos e crianças, dá acesso com desconto ao zoo, mas também ao carrossel.