A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Zoo de Lisboa apresenta novas crias de pinguins no Dia do Pai

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A família da morada mais selvagem de Lisboa não pára de crescer. No Dia do Pai, o Jardim Zoológico apresenta as suas três novas crias de Pinguim-do Cabo, espécie em perigo de extinção.

O Jardim Zoológico mantém uma população desta espécie desde meados do século XX. No final do ano passado e no início deste, nasceram novas crias, que vão ser apresentadas na próxima terça-feira, 19 de Março. No Dia do Pai, poderá deslumbrar-se com a cumplicidade dos animais da Arca de Noé lisboeta e homenagear, em família, o seu super pai.

O pinguim-do-cabo, a única espécie de pinguins que se reproduz em África, é conhecido por se manter com o mesmo parceiro por mais de uma década. Normalmente, o casal regressa à mesma colónia de nidificação e, muitas vezes, ao mesmo ninho, todos os anos. No Jardim Zoológico, é possível encontrar casais que permanecem juntos há cerca de 17 anos.

Actualmente, a espécie está ameaçada pela drástica diminuição dos stocks de peixe, consequência da pesca excessiva, das alterações climáticas e da poluição do habitat, sobretudo por derrames de petróleo.

Para contrariar esta tendência, o Jardim Zoológico participa no Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas do Pinguim-do-Cabo, o que permite uma acção conjunta da comunidade zoológica para manter a população da espécie geneticamente saudável, salvaguardando a sua conservação. Contribui também para a sua recuperação no habitat natural, apoiando financeiramente a Fundação para a Conservação das Aves Costeiras da África do Sul, que reabilita 600 a 900 ovos e crias por ano.

Em parceria com a Goodlife, o Jardim Zoológico criou ainda um pack familiar para incentivar miúdos e graúdos a conhecer de perto o mundo destas incríveis aves marinhas. O pack, para adultos e crianças, dá acesso com desconto ao zoo, mas também ao carrossel. 

+ Coisas para fazer no Dia do Pai em Lisboa

+ 50 presentes para o Dia do Pai até 50 euros

Últimas notícias

    Publicidade