Global icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Zoo de Lisboa apresenta novas crias de pinguins no Dia do Pai
Notícias / Vida urbana

Zoo de Lisboa apresenta novas crias de pinguins no Dia do Pai

Jardim Zoológico de Lisboa
Jardim Zoológico de Lisboa

A família da morada mais selvagem de Lisboa não pára de crescer. No Dia do Pai, o Jardim Zoológico apresenta as suas três novas crias de Pinguim-do Cabo, espécie em perigo de extinção.

O Jardim Zoológico mantém uma população desta espécie desde meados do século XX. No final do ano passado e no início deste, nasceram novas crias, que vão ser apresentadas na próxima terça-feira, 19 de Março. No Dia do Pai, poderá deslumbrar-se com a cumplicidade dos animais da Arca de Noé lisboeta e homenagear, em família, o seu super pai.

O pinguim-do-cabo, a única espécie de pinguins que se reproduz em África, é conhecido por se manter com o mesmo parceiro por mais de uma década. Normalmente, o casal regressa à mesma colónia de nidificação e, muitas vezes, ao mesmo ninho, todos os anos. No Jardim Zoológico, é possível encontrar casais que permanecem juntos há cerca de 17 anos.

Actualmente, a espécie está ameaçada pela drástica diminuição dos stocks de peixe, consequência da pesca excessiva, das alterações climáticas e da poluição do habitat, sobretudo por derrames de petróleo.

Para contrariar esta tendência, o Jardim Zoológico participa no Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas do Pinguim-do-Cabo, o que permite uma acção conjunta da comunidade zoológica para manter a população da espécie geneticamente saudável, salvaguardando a sua conservação. Contribui também para a sua recuperação no habitat natural, apoiando financeiramente a Fundação para a Conservação das Aves Costeiras da África do Sul, que reabilita 600 a 900 ovos e crias por ano.

Em parceria com a Goodlife, o Jardim Zoológico criou ainda um pack familiar para incentivar miúdos e graúdos a conhecer de perto o mundo destas incríveis aves marinhas. O pack, para adultos e crianças, dá acesso com desconto ao zoo, mas também ao carrossel. 

+ Coisas para fazer no Dia do Pai em Lisboa

+ 50 presentes para o Dia do Pai até 50 euros

Publicidade
Publicidade

Comentários

0 comments