[title]
No Dia Mundial do Flamingo, leve os miúdos ao Jardim Zoológico para conhecerem as novas instalações desta ave pernalta e construírem o seu próprio “flamingo” num atelier de trabalhos manuais.
Os flamingos são as aves mais inconfundíveis do Jardim Zoológico. Além da cor carmim e do aspecto guia, estas aves pernaltas juntam-se em grupos e é comum observá-las em coloridas movimentações, alimentando-se com a cabeça invertida, muitas vezes mergulhada na água. No Dia Mundial do Flamingo, 23 de Junho, as crianças são convidadas a participar num atelier de trabalhos manuais junto às novas instalações da espécie, com relva e uma mistura de argila e areia, para poderem construir os seus ninhos na época de nidificação.
Além dos diferentes tipos de substrato, existem ainda dois pontos de água, um exclusivo para alimentação e outro, mais profundo, perfeito para os flamingos nadarem. A vegetação também foi cuidadosamente seleccionada, incluindo espécies vegetais que, no futuro, vão formar barreiras visuais, resultando em zonas de abrigo para os animais, dispostas de acordo com a deslocação do bando.
Entre as 11.00 e as 18.00 deste domingo, poderá ver pela primeira vez as novas instalações e, caso haja petizes em casa sem programa de festas, convide-os a juntar-se ao passeio, para aprenderem mais sobre flamingos. Sabia, por exemplo, que o Flamingo-rubro (Phoenicopterus ruber) é uma espécie que habita em margens de lagoas salinas, rios e estuários da América Central?
Apesar de actualmente a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) classificar o estatuto de conservação dos flamingos como “pouco preocupante”, a crescente perturbação humana e a perda de habitat podem comprometer o seu futuro.
Os bilhetes para entrada no Jardim Zoológico, que dão acesso ao atelier de trabalhos manuais, custa entre 14,50€ (para crianças dos três aos 12 anos) e 22€ (para adultos dos 13 aos 64 anos). As crianças até aos dois anos não pagam.
+ Jardim Zoológico cria Clube da Natureza com actividades gratuitas em Benfica