A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
DR
DR

Escolhas de Mestre: Bavaria Weiss

Conselhos e dicas para pedir a cerveja certa para cada prato.

Time Out em associação com Super Bock Selecção 1927
Publicidade
Bavaria Weiss: quando o que vem à rede é peixe
DR

Bavaria Weiss: quando o que vem à rede é peixe

Em alemão, Weiss é “branco”, Weizen é trigo. Daí uma certa confusão de nomes. Weiss, Weizen, Hefeweizen, Weissbier ou Hefeweissbier são tudo termos para as cervejas feitas de trigo (que também levam alguma cevada), sobretudo na Baviera e restante zona Sul da Alemanha. Em regra são claras (brancas, como o nome indica), podendo ou não ser turvas (quando não são filtradas). As Weiss filtradas são cristalinas, chamando-se Kristal Weiss. Outra curiosidade: hefe significa levedura em alemão e é um termo que se utiliza quando a levedura é engarrafada com a cerveja. As Weiss tendem a ser pouco ou nada amargas (é até comum achar-lhes notas de banana no sabor e no aroma) e são gastronomicamente muito versáteis, que é como quem diz, casam bem com muita coisa, sobretudo quando o prato é leve e claro, quando a mesa tem vegetais da estação ou um queijo fresco. Em caso de dúvida, são uma espécie de joker, uma carta que acompanha qualquer jogada. No contexto da cozinha portuguesa, porém, a escolha de mestre acontece quando estão em causa pratos de peixe grelhado e outras delicadezas que o mar nos dá.

Bitaites à pressão, para fazer conversa ou fazer figura
Por ser uma cerveja não filtrada, pode conter resíduos de levedura. Para uma boa experiência, e para fazer figura, sirva a sua Bavaria Weiss em copo, seguindo os seguintes passos: 1. Servir 3/4 da cerveja num copo inclinado a 45º, endireitando o copo lentamente até se encontrar posição vertical; 2. Agitar ligeiramente a garrafa, para a levedura depositada no fundo se misturar com a cerveja restante; 3. Juntar a cerveja que contém a levedura suspensa ao copo inicial, na posição vertical.

Ora experimente esta Selecção 1927 Bavaria Weiss
O malte de trigo ocupa o palco principal nos ingredientes desta cerveja da Baviera, fermentada a temperatura elevada (Ale) e não filtrada. Muito clara e turva, revela uma sintonia de aromas frutados, cravinho e especiarias. O corpo é ligeiro, o sabor suave e refrescante, pouco amargo e com boa acidez, e com um fim de boca curto.

Origem: Sul da Alemanha, Baviera
Estilo: Weiss
Álcool: 5,0%
Grau Plato: 11,5
Matéria-prima em destaque: Malte de trigo
Ingredientes: Água, malte de trigo, malte de cevada Pilsen, lúpulo nugget de Bragança e levedura ale
Corpo: Ligeiro
Serviço: 4 a 7º

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade