A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Uber Eats Pick up
Uber Eats

Oito serviços de entrega de comida ao domicílio em Lisboa

Há pratos para todos os gostos nos principais serviços de entrega ao domicílio em Lisboa.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

O que faz na rua costuma ser connosco mas desta vez dizemos-lhe para ficar em casa. Serviços como o Glovo, a Uber Eats ou o clássico noMENU, entre outros, entregam ao domicílio alguns dos melhores pratos da cidade, e tanto trabalham com grandes restaurantes como pequenos botecos ou mesmo cadeias fast food. Quer lhe apeteça um arroz de marisco ou uns tacos, sushi, hambúrgueres ou pasta italiana, há de tudo nestes sites e aplicações. Portanto, pegue no telemóvel ou sente-se ao computador e encomende a boa comida que há lá fora.

Recomendado:  Peça para casa: as melhores entregas ao domicílio em Lisboa

Oito serviços de entrega ao domicílio em Lisboa

É o mais popular serviço de entrega de refeições ao domicílio e tem uma vantagem: se já tiver uma conta de Uber não precisa de se voltar a registar, é só encomendar. Tem, provavelmente, a melhor selecção de restaurantes e o tempo de entrega mais curto, na grande parte das vezes. Depois de feito o pedido, entre as centenas de restaurantes disponíveis, pode sempre acompanhar o seu estado e o percurso do estafeta, podendo também escolher o modo de entrega à porta ou em mãos. O Uber Eats passou também a integrar algumas compras de supermercados, lojas de artigos de bem-estar, beleza e saúde da e lojas de conveniência. 

A Bolt, plataforma de mobilidade europeia, lançou em Outubro de 2020 a Bolt Food em Portugal, depois da estreia na Estónia em 2019. O serviço de entrega de refeições ao domicílio, disponível para entregas em Lisboa, Carnaxide e Odivelas, veio rivalizar com a Uber Eats e a Glovo num segmento de mercado que cresceu nos últimos meses devido à actual situação pandémica. Para encomendar através da Bolt Food, basta fazer o download da aplicação, disponível para sistemas Android e iOS. Caso seja cliente do serviço de mobilidade da Bolt, o registo será simplificado: apenas tem de inserir o número de telefone e escolher um meio de pagamento, uma vez que a maioria das informações vão ser fornecidas automaticamente a partir da conta existente. Estão disponíveis mais de 200 restaurantes, do sushi à comida saudável, muitos deles com taxas de entrega reduzidas ou promoções exclusivas da app. 

Publicidade

À primeira vista, a Glovo pode não ter tanta variedade de restaurantes, contudo esta aplicação tem várias coisas que a separam da concorrência. Por um lado, os seus estafetas trazem de tudo a casa, desde produtos farmacêuticos e de mercearia até jogos de vídeo, passando por comida de restaurantes que não se encontram na aplicação. Como tem a possibilidade de pedir de restaurantes que não estão na lista –na opção "Qualquer Coisa" – a taxa de entrega vai variando neste caso dependendo da morada de destino.   

Começou por entregar refeições já prontas nas empresas, depois do primeiro confinamento alargou a acção para moradas particulares e passou a ser opção para muito boa gente encomendar comida durante a semana, num serviço que funciona como uma espécie de cantina com seis opções (incluindo vegetariana ou vegan) por cada slot de horário. A EatTasty, plataforma portuguesa de confecção e entrega de refeições, começou apenas com almoços, e foi crescendo para passar a entregar jantares, sempre sem cobrar taxas de entrega. Agora, é possível encomendar almoços e jantares todos os dias de semana, sendo que aos sábados e domingos também há a opção de entregas de jantar. As encomendas podem ser feitas através do site ou da app, basta cumprir o limite horário se for para o próprio dia, ou simplesmente agendar a entrega para o dia e refeição desejada. 

Publicidade

2020 foi, provavelmente, o ano em que mais pessoas pediram comida ao domicílio. A pandemia ditou que o hábito de pedir comida para casa ficasse cada vez mais enraizado – ajudam-se os restaurantes mas fica-se no conforto do lar. A pensar num sector mais “premium” nasceu a Volup, uma nova aplicação de entrega de comida ao domicílio que quer transpor o atendimento de sala dos restaurantes com quem trabalham, com o serviço de excelência que os caracteriza, para o serviço de entrega aos nossos clientes. Kanazawa, Eleven, Essencial, Solar dos Nunes, Terroir, Peixaria da Esquina ou Tasca da Esquina são alguns dos restaurantes a fazer parte da aplicação, cujo download é gratuito tanto para sistemas operativos iOS como Android. A Volup funciona tal e qual as concorrentes no mercado, com um menu simples e muito clean para escolher os restaurantes – cada um com fotos dos pratos disponíveis –, fazer o pedido e, por fim, ir acompanhando a entrega até sua casa. Mas é aqui que começam as mudanças. A mochila que transporta as refeições foi produzida por uma empresa portuguesa responsável por materiais isotérmicos para camiões de refrigeração. Os estafetas são denominados navigators e cada um recebe uma formação específica, quase como se fossem os empregados de sala do restaurante, antes de começarem a fazer as entregas, maioritariamente de carro.

O Takeaway pode não ter tantos restaurantes como a concorrência, e trabalhar com uma série de sítios menos conhecidos e procurados pelo público, no entanto, tem uma oferta variada (incluindo sítios que não se encontram em mais nenhum lado) e outros pontos a seu favor. Encontra-se disponível através de um site ou de uma aplicação, e é um dos poucos serviços online de entrega de refeições ao domicílio que não exige um registo. Além disso, as entregas são frequentemente gratuitas, desde que a encomenda tenha um valor superior a 7€.

Publicidade

O noMENU já existe desde 1998 e é um serviço pioneiro de entregas de refeições ao domicílio em Portugal. Dá para encomendar através de uma aplicação para telemóvel, que deixa muito a desejar, do próprio site (requer um registo), ou pelo telefone, à antiga. A selecção de restaurantes não é a mais vasta, mas é boa e tem uma série de restaurantes mais caros que não se encontram noutros serviços do género. O maior problema, no entanto, é o tempo de espera, maior do que noutros serviços semelhantes.

O Comer em Casa encontra-se em operação de 2004, e o tempo parece ter-lhe passado ao lado. O site e a aplicação móvel não são os mais apelativos, a oferta de restaurantes é limitada e o período de entregas também – só funciona perto das horas de almoço e de jantar. É possível agendar uma hora para a entrega das refeições.  

Entregas em casa para todos os gostos

  • Bares

Sair de casa para beber uma cerveja fresquinha será sempre um dos prazeres grandes da vida para quem é apreciador.  Fomos à procura das cervejeiras, lojas e restaurantes da cidade que fazem entregas ao domicílio ou que estão abertas para levar, e deixamos-lhe abaixo uma lista com tudo o que precisa de saber.

  • Bares
  • Enotecas

Se precisar de beber um copo para esquecer a pandemia, aconselhamos moderação mas não julgamos. Compreendemos. Mas beba vinho do bom. Há lojas, marcas e wine bars a fazer entregas de vinho ao domicílio para garantir que nada lhe falta nestes meses invernosos.

Publicidade
  • Restaurantes
  • Pizza

Tempos houve em que mandar vir comida para casa em Lisboa era quase sinónimo de mandar vir pizza. A diferença é que há cada vez mais boas opções, entre restaurantes com o próprio serviço de entregas e os outros (tantos outros) que se encontram nos serviços de entregas ao domicílio que povoam as ruas. Estas são algumas das melhores pizzas ao domicílio em Lisboa.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade