Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right SUL Villas & Spa: tudo vai bem no novo hotel dos Açores

SUL Villas & Spa: tudo vai bem no novo hotel dos Açores

Há muitas e boas novidades nos Açores. O SUL Villas & Spa é a mais recente

PAULO GOULART PHOTOGRAPHY
Por Nelma Viana |
Publicidade

Os Açores estão em mudança, a perceber de que forma é que podem responder à procura de um segmento de visitantes mais virados para o luxo e para a exclusividade. 

Só há duas formas possíveis de amar os Açores: muito e muito mais. Não importa o clima esquizofrénico que passa pelas quatro estações do ano no mesmo dia, obrigando a sucessivos “tira casaco, põe casaco”, nem tão pouco a ligeira claustrofobia provocada pela insularidade. Os Açores existem para apaixonar mas sobretudo para provar que será sempre o oceano a esconder os tesouros mais valiosos. Neste caso, uma caixinha de jóias verde-esmeralda que tem em São Miguel o ponto de partida para ir à descoberta das nove ilhas do Arquipélago.

Recomendado: Escapadinhas no interior de Portugal para este Verão

SUL Villas & Spa
PAULO GOULART PHOTOGRAPHY

Trouxe-nos de volta aos Açores a abertura do SUL Villas & Spa, o primeiro projecto a solo de Rodrigo Herédia, já experiente nas lides da hotelaria desde que em 2017 se juntou a João Reis para dar vida ao White Exclusive Suites & Villas. Podíamos dizer que desde então houve uma transformação radical na vida e dinâmica da povoação, mas a verdade é que não. Está tudo mais ou menos na mesma, e isso só tem sido possível pelo simples facto de os dois projectos de alojamento terem uma existência tão discreta quanto possível – e de a própria freguesia de Lagoa ser muito dona de si e, portanto, relativamente avessa a mudanças bruscas. Conhecida sobretudo pelas festas populares, romarias e turismo de natureza, agora passa também a ser o refúgio para onde fugir quando for preciso recuperar do frenesim das longas caminhadas, dos mergulhos e do sobe-e-desce a que uma visita aos Açores naturalmente obriga. Sem nunca perder pitada do melhor que os Açores têm para oferecer: a paisagem.

SUL Villas & Spa
PAULO GOULART PHOTOGRAPHY

No SUL vai encontrar um pequeno paraíso em cima do mar, com 12 suítes independentes distribuídas por dois edifícios imaculadamente brancos e rodeados de canteiros, prado e flores. E algumas vacas, é verdade, que não parecem grandemente importadas com os dois metros quadrados de erva onde têm de se encaixar mesmo à beira da estrada. Estão lá desde manhã cedo e ali ficarão até ao cair da noite. Entretemo-nos a contá-las a partir da piscina exterior infinita, embalados pela moleza de 40 minutos de sol sem interrupções, finalmente. Ali ficamos até sermos empurrados para dentro por uma chuva miudinha que resolve começar a cair. E começa a dança: sai da água, embrulha na toalha, veste casaco e toca a andar dali para fora. “Isto já volta a abrir”, pensamos. Não abre e por isso decidimos serem horas de dar o dia por terminado, cair na cama virada para o mar e aterrar até ao jantar.

Publicidade
SUL Villas & Spa
PAULO GOULART PHOTOGRAPHY

Só na manhã seguinte conseguimos perceber mesmo o que é acordar no mar. Da cama, é só o que se vê. A enorme vidraça que acompanha a suíte desde a sala, a casa de banho e o quarto dá acesso a um terraço panorâmico com espreguiçadeiras e jacuzzi, mas resolvemos aproveitar a ausência de nuvens para programar um pequeno-almoço rápido e um mergulho. Mas mais uma vez, não foi o que aconteceu. A descida do lance de degraus que separa a sala de refeições da piscina foi quanto bastou para um dia soalheiro de Verão se transformar num lindo dia de Inverno. A mudança de planos calhou bem, mesmo a tempo de apanharmos o início de uma aula de yoga na pérgula do jardim.

No fim, mais uma volta pelo buffet pequeno-almoço para um reforço de energia antes de seguir caminho.

SUL Villas & Spa
PAULO GOULART PHOTOGRAPHY

O SUL, pensado para ser uma casa fora de casa, rejeita a velha (e desnecessária) tradição de limitar a primeira refeição do dia a horários totalmente insanos para quem está de férias. Não, não queremos ter de acordar a tempo do pequeno-almoço e sim, fazemos questão de tomá-lo todos os dias. Se der para não limitar horários, tanto melhor. Aqui, pelo menos até às 12.30 a mesa fica posta.

Depois disso, as refeições têm de se fazer fora do hotel. Não tem restaurante e embora esteja para breve o serviço de snacks e refeições ligeiras na piscina, estando nos Açores seria um crime não investir algum tempo e dinheiro num belo naco de vaca ou nuns petiscos de marisco fresco.

Publicidade
SUL Villas & Spa
PAULO GOULART PHOTOGRAPHY
Hotéis, Hotéis de charme

SUL Villas & Spa

No regresso a casa, perdão, ao hotel, passe pelas mãos abençoadas do terapeuta do spa e entregue-se a uma massagem com óleos essenciais feitos na ilha a partir de espécies autóctones de plantas, sobretudo a criptoméria, também conhecida como a “árvore de natal japonesa”. Se ainda tiver coragem, logo ao lado há um pequeno circuito de fitness para cumprir e sauna e banho turco para limpar e purificar.

Sem data anunciada, Rodrigo Herédia deixa escapar a ideia de um restaurante exclusivo para hóspedes, o possível aumento do número de suítes e mais actividades de promoção do património local. Até lá, vale a pena descer o monte até às piscinas naturais de Lagoa e a troco de 2,50€ serpentear entre as rochas e mergulhar nas águas cristalinas que banham a freguesia. Parece um cenário tirado de um filme, e é seguramente a coisa mais gira que tem para fazer a uma curta distância a pé.

Mais escapadinhas por Portugal

Hotéis

Três escapadinhas no interior de Portugal para o Verão de 2019

Um inquérito nacional recente deu conta de que mais de metade dos portugueses não conhece Castelo Branco. Outros tantos nunca foram à Serra da Estrela e há até quem nunca se tenha aventurado muito além da linha costeira. Portugal também existe lá para dentro. E calha ter um património natural riquíssimo por explorar. Não há mar, é certo, mas há serras, aldeias históricas, rios e praias fluviais. Para fugir à confusão das semanas que se seguem nos areais nacionais, vá para dentro do país e entregue-se à natureza em estado puro. O Interior é lindo, está à sua espera – e também convida a mergulhar.

Viagens

Há um oásis de tranquilidade por descobrir no Alqueva

Há quanto tempo não vê um pirilampo? Pense por uns segundos. Há anos? Décadas? Os vaga-lumes desapareceram do nosso quotidiano e qualquer dia estamos a explicar aos nossos filhos que existem uma espécie de insectos com uma espécie de lâmpada na cauda e eles vão achar que estamos a gozar com eles. 

Publicidade
Farmhouse of the Palms
DR
Viagens, Escapadas

Viver devagar na Farmhouse of the Palms

Em São Brás de Alportel há uma casa com 200 anos transformada num refúgio de férias de onde não apetece sair. Tem vista para a serra, uma piscina que muda de cor com a luz do sol e vários recantos para preguiçar à sombra. Estivemos lá e descobrimos um Algarve alheio à azáfama turística. 

Publicidade