A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Avenida dos Aliados
© João Reguengos / Unsplash Avenida dos Aliados

Dez coisas para fazer ao domingo no Porto

Não estão a dar bons filmes na televisão e não sabe o que fazer para passar o tempo na véspera do regresso ao trabalho? Anote estas dez coisas para fazer ao domingo no Porto.

Escrito por
Editores da Time Out Porto
Publicidade

Somos contra os domingos desperdiçados em frente à televisão. Se é como nós, mas nunca sabe o que fazer neste dia, não há motivo para alarme, já que lhe preparámos esta lista com dez (e mais algumas) sugestões de coisas para fazer ao domingo no Porto, que não pode deixar de aproveitar. E não se preocupe, pois há opções para todos os gostos, que vão de uma ida a um bom restaurante a um roteiro de arte urbana, de uma sessão relaxante num spa, a uma tarde de copos com os amigos. Divirta-se, é para isso que aqui estamos.

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto este mês

Dez coisas para fazer ao domingo no Porto

Carregue baterias com um brunch
© DR

1. Carregue baterias com um brunch

Nos poucos dias de descanso da semana, levantar cedo nunca é uma opção prioritária. Posto isto, durma mais umas horas e levante-se quando a fome apertar. Depois, experimente um dos brunches que a cidade tem para oferecer. Afinal, o Porto é conhecido pela boa comida, e não apenas nos pratos tradicionais. Também é mestre na arte de dominar ovos, panquecas, tostas e bebidas de café. Se não sabe onde ir, leia esta lista com os melhores brunches no Porto e arredores.

Laurear a pevide
© João Saramago

2. Laurear a pevide

O domingo é sempre um bom dia para ir até um dos parques ou jardins da cidade, mas a variedade é tanta, que às vezes é difícil escolher qual visitar. Aqui não só encontra as melhores opções, como descobre tudo o que precisa de saber para uma decisão acertada: se têm ou não parque infantil, ou mais ou menos sombras para se abrigar do sol. Caso queira levar o seu amigo de quatro patas, também pode explorar os parques caninos da cidade.

Publicidade
Dar corda às sapatilhas
© Marco Duarte

3. Dar corda às sapatilhas

Deixe-se de preguiças, calce as sapatilhas e aproveite para conhecer os melhores sítios para correr no Porto. A cidade é grande, por isso, há possibilidades para todos os graus de dificuldade. A melhor parte? Normalmente, a vista ajuda a esquecer o cansaço. Também pode pegar na sua bicicleta ou alugar uma e dar um passeio pelas ciclovias da cidade. 

Brinde ao fim-de-semana
©João Saramago

4. Brinde ao fim-de-semana

Não nos opomos à barriga de cerveja – é bem portuguesa e com essa tradição não se brinca. Mas se é para beber um fino, que seja como deve ser. Não se perca e vá atestar o depósito com a melhor cerveja do Porto. Mas, se quiser algo mais requinte, aposte num bar com cocktails de autor no Porto, a oferta é variada e muito boa. 

Publicidade
Dê duas de letra num restaurante
© DR

5. Dê duas de letra num restaurante

Se gosta de pôr a conversa em dia e acha que os domingos são o dia certo para isso, rume a um restaurante com balcão quilométrico ou ambiente acolhedor e faça figas para que lhe calhe gente faladora ao lado. No Capa Negra, é impossível contornar os rissóis e um fino bem tirado, por exemplo. Já na Casa Vasco, na Foz, há pratos de influência tex-mex, pelo que é bem possível que se sinta a viajar até ao balcão de um restaurante na América Latina. Se quiser mais opções, experimente conhecer os melhores restaurantes no Porto abertos ao domingo.

Esqueça que amanhã é segunda num spa
© DR

6. Esqueça que amanhã é segunda num spa

É uma proposta difícil de ignorar. Não faltam spas na cidade – principalmente em hotéis – onde relaxar antes da semana começar. Conheça os melhores. Outra forma de relaxar (e que cada vez capta mais adeptos) é o yoga e na cidade existem vários estúdios que se dedicam à modalidade. Em muitos deles pode ainda praticar meditação. 

 

Publicidade
Pique o bilhete num museu
© João Saramago

7. Pique o bilhete num museu

Nem todas as cidades podem orgulhar-se da quantidade e qualidade dos seus museus. No Porto existem em abundância e para todos os gostos e épocas, da escultura à imprensa, do futebol à pintura... Por isso, visitar os melhores museus no Porto devia ser instituído como programa oficial, não-facultativo, aos domingos. Fica também a dica de que alguns deles são gratuitos aos domingos.

Publicidade
Arme-se em turista
© DR

9. Arme-se em turista

Durante a semana é difícil tirar partido do melhor que a cidade tem. Por isso, aproveite o domingo para pôr os clichés turísticos em dia, desde carreiras do eléctrico número 1, que liga a Ribeira à Foz, até tirar umas fotografias no topo da Torre dos Clérigos, dar um passeio pelos sítios mais instagrámaveis da cidade ou apreciar as melhores vistas

Conhecer a arte urbana da cidade
Fotografia de Marco Duarte

10. Conhecer a arte urbana da cidade

Aqui tem um guia com a melhor arte urbana no Porto, que inclui nomes de artistas reconhecidos além-fronteiras, como Mr. Dheo, Hazul, Vhils ou Daniel Eime. Pegue na máquina fotográfica e parta à descoberta. Além disso, também existem boas opções para apreciar arte dentro de portas, basta fazer um roteiro pelas melhores galerias da cidade

Mais coisas para fazer no Porto

  • Coisas para fazer

Está a precisar de sair de casa durante umas horas e espairecer? Então preste atenção a esta lista, com as melhores coisas para fazer no Porto esta semana. Quer seja antes ou depois do trabalho, durante a semana ou nos dias de descanso, há concertos, exposições e performances em vários locais da cidade. Escolha a programação ao seu gosto e não se esqueça da máscara. Para aproveitar bem o dia, experimente um destes sítios para comer cozido à portuguesa no Porto. Ou, se a cozinha tradicional portuguesa não for a sua praia, aposte num dos melhores restaurantes do mundo da cidade.

Recomendado: Coisas para fazer com os miúdos no Porto

  • Arte

A cena artística e cultural apresenta-se tão vibrante e diversa como sempre a conhecemos, apesar dos cuidados redobrados para se adaptar às circunstâncias actuais. Em tempos particularmente desafiantes, os museus e galerias do Porto apostam numa programação forte e multidisciplinar que promete atrair todo o tipo de públicos. De figuras emblemáticas da arquitectura e fotografia, a nomes relevantes da pintura portuguesa, passando por artistas contemporâneos cuja prática artística tem uma forte componente de investigação, é só escolher. Não há desculpa para não se aculturar – até porque pode entrar em boa parte destas exposições sem gastar um cêntimo.

Recomendado: Os melhores museus no Porto

Publicidade
  • Coisas para fazer

Visitar museus e exposições, passear por jardins, admirar a arte que existe pelas ruas, ler um livro na biblioteca municipal e ver o pôr-do-sol com vista para o rio Douro. Estas são apenas algumas das ideias que pode encontrar nesta lista com coisas grátis para fazer no Porto. Por enquanto, vá juntando os trocos para mais tarde, encontre boa companhia e saia de casa sem se preocupar com o dinheiro. Se estiver curioso, também temos muitas ideias para lhe dar de coisas para fazer até 5€

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto esta semana

 

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade