A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Magical Garden
© Atelier OCUBO/ Magical GardenMagical Garden no Jardim Botânico do Porto

As melhores coisas para fazer hoje no Porto

Está à procura de um bom plano? Siga as nossas sugestões das melhores coisas para fazer hoje no Porto.

Escrito por
Editores da Time Out Porto
Publicidade

Sabemos bem que, nos dias de hoje, é muito importante ficar em casa, mas também é necessário apoiar a cultura da cidade. O que lhe sugerimos é que de vez em quando saia, sempre em segurança e protegido, e vá assistir a concertos, espectáculos, exposições e outras manifestações de arte e cultura. Fique com esta lista das melhores coisas para fazer no Porto, onde não faltam actividades para encher a sua agenda. Antes de voltar a casa, aproveite que está na rua e encomende o almoço ou o jantar a um dos restaurantes do Porto com entregas ou take-away

Recomendado: Os sítios mais instagramáveis do Porto

As melhores coisas para fazer hoje no Porto:

  • Teatro
  • Circos
  • Porto
A terceira edição do Cupula Circus Village Festival vai estar instalada à beira-mar, junto aos passadiços de Arcozelo, em Vila Nova de Gaia, entre 16 e 19 de Setembro, prosseguindo com programação online nos dias 22 e 23. A vila de Arcozelo vai transformar-se num centro cultural e artístico com apresentações de circo contemporâneo nas suas várias vertentes, dentro de uma tenda e em palcos alternativos. O festival vai trazer mais de 30 propostas de programação para todos os públicos. Pode contar com espectáculos, masterclasses, ateliers de circo para famílias, performances de rua, momentos musicais, intercâmbios de escolas de circo, cinema, uma conferência e uma exposição de fotografia. Todas as actividades são de entrada gratuita, com levantamento de bilhetes. Os bilhetes estarão disponíveis na bilheteira do festival, 1h30 antes do início de cada espectáculo. 
  • Arte
  • Digital e interactivo
  • Porto
Quando a noite cair, o Jardim Botânico do Porto vai transformar-se num lugar mágico e iluminado. No Magical Garden, centenas de lanternas gigantes, esculturas de luzes e experiências interactivas vão proporcionar uma viagem através de diferentes culturas históricas e pelo meio de felinos, dinossauros, plantas e cenários exóticos. Com mais de um quilómetro, o percurso vai conjugar realidade e fantasia, natureza e efeitos especiais. A nova experiência nocturna imersiva do atelier OCUBO, que conquistou mais de 70 mil visitantes em Lisboa, chega agora em parceria com a Câmara do Porto e o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. O Magical Garden vai estar a funcionar de quarta-feira a domingo, até 31 de Outubro, a partir das 20.00.
Publicidade
  • Arte
  • Digital e interactivo
  • Porto
Quando o sol se deitar, o Serralves em Luz vai transformar os seus jardins numa grande exposição ao ar livre de fruição nocturna. De 29 de Julho a 17 de Outubro, o Parque de Serralves abre para visitas nocturnas todos os dias, das 21.00 às 22.30.  Com desenho de luz de Nuno Maya, em articulação com a equipa do Parque de Serralves, esta exposição ao ar livre vai dar mais magia aos jardins da fundação, dando a descobrir novas perspectivas em torno deste património natural e arquitectónico. O percurso de iluminações está pensado num formato de sentido único, passando por diversos pontos de interesse do Parque e oferecendo ao público uma viagem sensorial.
  • Arte
  • Porto
O artista chinês Ai Weiwei é conhecido por ser um activista pelos direitos humanos e pela liberdade, mas também pelo uso inteligente das tecnologias de comunicação. Recorre a vários modos de análise e produção, dependendo do rumo e dos resultados da investigação que o ocupa no momento. A sua produção é diversificada e inclui fotografia, instalação, escultura, arquitectura, arte pública e performance. Depois de se estrear em Portugal com uma exposição na Cordoaria Nacional, em Lisboa, é a vez de o Porto poder descobrir a sua arte. No dia 23 de Julho, Ai Weiwei vai trazer uma exposição a Serralves, concebida especificamente para o Parque e a sala central do Museu. As obras em exposição no Museu podem ser vistas até 5 de Fevereiro de 2022. No Parque, a peça Pequi Tree (Pequi vinagreiro) ficará até 9 de Julho do próximo ano. 
Publicidade
  • Arte
  • Vila Nova de Gaia
Foi um dos pintores mais perturbadores do século XX. Destacou-se por transformar compulsões inconscientes em formas figurativas e grotescas, obcecado pelo horror da existência e a vulnerabilidade do ser humano. As obras aqui expostas revelam a expressividade pictórica com que redefiniu a arte figurativa do século XX, mas também mostram as tragédias pessoais dos seus últimos anos de vida.
  • Arte
  • Cedofeita
A primeira exposição em Portugal dedicada em exclusivo ao esmalte artístico está no Museu Nacional Soares dos Reis até 31 de Outubro. As peças expostas foram produzidas entre os séculos XII e XIX, sobretudo nas oficinas da região de Limoges, reconhecidas como as de maior prestígio. Pode descobrir aqui vários tesouros nacionais, entre os quais o tríptico da Paixão de Cristo do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, dois cofres da Sé de Viseu (peças do século XII cobiçadas pelo mercado ilícito de antiguidades, roubadas em 1980 e encontradas anos mais tarde em Milão numa acção conjunta da Polícia Judiciária e da Interpol), ou uma placa de encadernação de finais do século XII, princípios do século XIII, encontrada acidentalmente numa escavação entre Leiria e o Mosteiro da Batalha.
Publicidade
  • Arte
  • Baixa
Depois de estar exposta no Instituto Giacometti, em Paris, a exposição "Alberto Giacometti - Peter Lindbergh. Capturar o Invisivel" chegou ao Porto. Aqui, as fotografias de Peter Lindbergh, na sua maioria close-ups, surgem lado a lado com as esculturas do aclamado pintor, escultor e desenhador do século XX, Giacometti. Esta exposição promete fazê-lo olhar por outro ângulo os vários períodos e estilos que o artista teve. Reúne mais de 110 obras, entre elas esculturas em bronze e desenhos. 
  • Arte
  • Fotografia
  • Baixa
O fotógrafo nova-iorquino Roger Ballen é conhecido por criar imagens estranhas e perturbadoras, realizadas em lugares ruinosos, habitados por pessoas que vivem à margem da sociedade. Através do seu trabalho, tem questionado o significado e sentido da existência humana. As suas obras podem ser vistas no Porto, no Centro Português de Fotografia, entre 10 de Julho e 10 de Outubro. 'My Mind is a Cage' é uma exposição inédita em Portugal, com as principais séries do autor, realizadas entre 1980 e 2020. Trata-se de uma produção exclusivamente projectada para o CPF, que parte de um sonho antigo do artista de apresentar a sua obra nas celas do edifício da Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, onde está instalado o Centro Português de Fotografia. Cada quarto da antiga prisão vai representar um aspecto importante da sua estética, sendo criada uma experiência imersiva pelas várias séries do autor. Com curadoria de Ângela Ferreira, a exposição explora temas enigmáticos do artista, com cerca de 50 imagens, vídeos e desenhos de Roger Ballen. 
Publicidade
  • Arte
  • Clérigos
De 8 de Setembro a 6 de Outubro, a Praça de Gomes Teixeira (Praça dos Leões) vai acolher a exposição itinerante Leonardo da Vinci – Observa, Questiona e Experimenta. A praça será convertida num museu a céu aberto, com objectos, jogos e experiências que vão construir pontes entre a época do génio italiano e a actualidade. Além de maquetes em escala de algumas das suas criações, vai poder observar e interagir com alguns dos engenhos concebidos por Leonardo da Vinci, através de experiências interactivas e com recurso a realidade aumentada.
  • Coisas para fazer
  • Jogos e passatempos
  • Leça da Palmeira
De 7 a 19 de Setembro, a “Gaming Experience” da Nostalgica vai trazer os clássicos dos videojogos dos últimos 40 anos ao MAR Shopping Matosinhos. A história dos videojogos vai estar dividida em décadas temáticas, desde os anos 1970 até hoje. Vão estar disponíveis jogos como Pacman, Tetris, Puzzle Bobble, Pong, Pinball Action, Chuckie Egg, Metal Slug, Mario 64, Streets of Rage, Pro Evolution Soccer, Ridge Racer, Out Run e Golden Axe. Aqui poderá experimentar o mítico computador pessoal Zx Spectrum, máquinas de arcade clássicas e 20 consolas, que incluem a Odyssey, Atari, Nintendo 64, Sega Saturn, Sega Mega Drive, Super Nintendo, além de produtos mais recentes como a Sony Playstation e a Xbox 1.

Mais coisas para fazer no Porto:

  • Compras

Mesmo no meio de uma tempestade, surgiram boas novidades no Porto. Reunimos as melhores lojas que abriram nos últimos meses, para que não perca o fio à meada na hora de renovar a artilharia lá de casa. Há lojas que dão nova vida ao comércio local e outras que vão buscar inspiração ao outro lado do mundo ou a outras épocas. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só abrir os cordões à bolsa e decidir que caminho vai tomar.

Recomendado: As melhores lojas no Porto

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

O Porto está particularmente bem servido neste departamento. Sim, não nos poupamos de elogios à cidade. Do Parque de Serralves ao Jardim das Virtudes, é difícil cansarmo-nos dos espaços verdes espalhados um pouco por todo o lado. Cada um tem a sua história, a sua identidade, e o seu melhor ângulo para a fotografia nas redes sociais. É fácil perceber porque é que estes são os melhores parques e jardins no Porto: são boas opções para juntar a família e passear ao fim-de-semana, para levar o seu melhor amigo de quatro patas a fazer algum exercício fisico ou até para reunir os amigos no final do dia de trabalho.

Recomendado: Os melhores miradouros no Porto

Publicidade
  • Coisas para fazer

O Porto está cheio de paisagens deslumbrantes e de lugares onde ficar deslumbrado elas. Vá em passeio pela cidade e alimente o olhar, a alma e o seu feed do Instagram com esta lista dos melhores miradouros no Porto. É um plano infalível para aproveitar o bom tempo. 

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade