Janelas do mundo, uni-vos

Windows of The World começa em Portugal e é o livro do fotógrafo André Gonçalves que pode ver a luz do dia com a ajuda de uma plataforma de crowdfunding.

 (Andre Vicente Goncalves)
1/10
Andre Vicente GoncalvesLisboa
 (Andre Vicente Goncalves)
2/10
Andre Vicente GoncalvesEriceira
 (Andre Vicente Goncalves)
3/10
Andre Vicente GoncalvesAldeia da Luz
 (Andre Vicente Goncalves)
4/10
Andre Vicente GoncalvesAveiro
 (Andre Vicente Goncalves)
5/10
Andre Vicente GoncalvesPonta Delgada
 (Andre Vicente Goncalves)
6/10
Andre Vicente GoncalvesCosta Nova
 (Andre Vicente Goncalves)
7/10
Andre Vicente GoncalvesÉvora
 (Andre Vicente Goncalves)
8/10
Andre Vicente GoncalvesPiódão
 (Andre Vicente Goncalves)
9/10
Andre Vicente GoncalvesPorto
10/10

Diz o ditado que quando se fecha uma porta abre-se uma janela. Neste caso, o fotógrafo lisboeta André Gonçalves quer que se abram todas as portas para financiar milhares de janelas fechadas fotografadas pelo próprio ao longo de vários anos.

Este profissional com um grande fraquinho pela arquitectura procura financiamento na plataforma de crowdfunding indiegogo para o livro Windows of the World – Portugal, o primeiro de uma série à escala planetária. Os detalhes captaram a atenção do fotógrafo, que reuniu várias colecções de janelas de todo o país e, por consequência, captou a identidade única de cada cidade num trabalho de composição tão bom como as janelas que ilustram a história e a cultura de cada local. Em Lisboa, claro, foram os azulejos que ladeiam as janelas que mereceram destaque. "A de Lisboa demorou cerca de dois meses, foi das primeiras a ser feita, de momento tenho mais de 2000 fotografias de janelas só de Lisboa. A edição é a parte que demora mais tempo, por cada dia a fotografar, são três dias a seleccionar, editar e paginar", explicou o fotógrafo à Time Out Lisboa.

Para que possa ter total controlo sobre o seu trabalho, André Gonçalves optou por tentar arranjar financiamento através da plataforma de crowdfunding indiegogo, onde tem como objectivo final angariar 38 mil euros.

Agora livros já nas bancas

Sugestões de leitura: cinco livros para Novembro

Novembro é mês forte em edições. Fomos à procura do que aí vem e estes são os livros que queremos mesmo ler. Decidimos apostar em três mulheres, um escritor incontinente e um cowboy com 70 anos.

Ler mais
Por João Pedro Oliveira
Publicidade

Fomos à boleia do livro 'Lisboa Desconhecida e Insólita'

“Lisboa é conhecida como a cidade branca pela sua luz mágica, tão clara e límpida”, mas é também uma "cidade de sombras misteriosas, que lhe conferem um certo secretismo”, lê-se na apresentação do último livro de Anísio Franco, Lisboa Desconhecida e Insólita, depois do seu Caminhar por Lisboa, também com a chancela da Porto Editora.

Ler mais
Por Renata Lima Lobo

Comentários

0 comments