A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
neill lochery
©Horacio Novais/FCG Biblioteca de Arte

"Portugal Saído das Sombras", de Neill Lochery, em dez imagens

O britânico Neill Lochery analisou os últimos 40 anos portugueses. Escolhemos dez imagens de 'Portugal Saído das Sombras'.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Neill Lochery, no seu livro Portugal Saído das Sombras, narra e analisa o percurso de Portugal desde o 25 de Abril de 1974 até à prisão de José Sócrates, que este historiador britânico usa para dar ao leitor uma ideia da temperatura política, social, económica ou anímica vivida no país em determinadas fases daquele período, e dos altos e baixos por que passou a construção do nosso regime democrático. A obra é rigorosa, bem arrumada e bastante informativa (sucede a Lisboa – A Guerra das Sombras na Cidade da Luz, 1939-1945, e Lisboa – A Cidade Vista de Fora, 1933-1974). É a expressão de um pragmático, equilibrado e geralmente aceitável ponto de vista britânico sobre a nossa complicada história nestes últimos 40 anos que resumimos em dez momentos políticos nesta fotogaleria.

Leia a crítica de Portugal Saído das Sombras na Time Out Lisboa desta semana.

"Portugal Saído das Sombras", de Neill Lochery, em dez imagens

1974
©Horacio Novais/FCG Biblioteca de Arte

1974

A revolução de Abril já nas ruas, numa foto do arquivo da Fundação Calouste Gulbenkian.

1978

Portugueses em Timor, apelidados de retornados na chegada a Portugal, numa foto do Arquivo Histórico Parlamentar.

Publicidade

1980

Henry Kissinger, diplomata dos Estados Unidos, a deixar Portugal depois de uma visita de Estado.

1982

O Papa João Paulo II, depois da sua visita oficial a Portugal.

Publicidade

1985

Ronald Reagan visitou o país enquanto presidente dos Estados Unidos em 85 e assistiu na fila da frente a um espectáculo com cavalos.

1986

Cavaco Silva, então primeiro-ministro português, e George Bush, presidente norte-americano, em 1986.

Publicidade

1987

A Princesa Diana passando pelas capas de estudantes universitários no Porto.

1998

A Expo'98, actual Parque das Nações, ainda em construção para o grande evento  internacional.

Publicidade

2000

Bill Clinton e Jorge Sampaio, dois presidentes em conversa.

2003

Bush, Aznar, Tony Blair e Durão Barroso reunidos nos Açores, na base das Lajes.

Lisboa a preto e branco

  • Arte
  • Digital e interactivo

O que se perdeu foi apenas a juventude, garante Júlio Isidro. Perdeu-se, mas também se esbanjou, quanto a isso não há razão para tristezas. Na sua carreira que se confunde com a da própria estação pública (apesar de nunca ter sido funcionário formal da casa) é apenas da juventude que tem saudade – “o resto são saudosismos de quem quer parar o mundo”, escreve no texto introdutório de A RTP em imagens - O Entretenimento na Era do Preto e Branco. 1957-1979, o livro da Tinta da China que revela parte das fotografias de cena do arquivo da RTP e comemora os seus 60 anos. Os cenários de concursos como "A Visita da Cornélia" ou o "31 de Boca" com Herman José em calças à boca de sino, os cenários das peças de teatro feitas em directo com Vasco Santana ou Ruy de Carvalho, Lucília do Carmo a cantar fados numa taberna encenada ou António Calvário a apoiar-se numa câmara assumindo pose de galã – estão todos nas fotografias de Testa Santos, o primeiro fotógrafo da RTP, entre 1957 e 69, e de Olavo Moreira, de 69 aos anos 1980. Seleccionámos cinco que contam a história dos primórdios do entretenimento televisivo, quando só havia uma estação e ainda nem sonhávamos com o Big Show SIC.   + Para a festa dos 60 anos, a RTP abriu o seu arquivo histórico. Descubra 5 vídeos históricos de Lisboa.  

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade