A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Desligue-se do mundo no meio da multidão. O Wanderlust está mesmo aí

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Uma corrida, uma aula de yoga e uma sessão de meditação. Tudo com capacidade para 2500 pessoas à beira-rio. O Wanderlust, o maior triatlo mindful do mundo, chega pela primeira vez a Lisboa este domingo, dia 8 de Outubro. Temos um mini-roteiro para não se perder entre actividades e, para que tudo fique esclarecido, fizemos três perguntas a Nuno da Silva Carvalho, a mente que trouxe este triatlo para terras lusas. 

Já lhe contámos como tudo vai correr aqui e os bilhetes ainda estão à venda por 25€ e 30€. Mas aqui vai um resumo: chegado ao recinto do evento as boas-vindas vêm em forma de uma corrida – ou caminhada, caso a condição física não permita grandes velocidades – de 5 km (09.00), sendo que depois há uma aula de yoga (10.45) ao ar livre ao som de um DJ e que dura 75 minutos. O triatlo culmina numa aula de 30 minutos de meditação (12.15), onde o objectivo é desligar-se completamente do mundo palpável.

No fim de tudo isto, não se surpreenda com o arraial montado. Há um mercado de comida orgânica (Kula Market), workshops e aulas experimentais. Enfim, são muitas as actividades com que se entreter. Ora de tapete esticado no chão, ora com um hula hoop. E alimente-se, que não queremos fraquezas. Siga as nossas orientações: 

13.00 Depois de correr, fazer yoga e meditar, alimente-se. O Kula Market tem uma oferta variada de comida orgânica. Há taças de açaí, a tapioca da moda e poké bowls da nutricionista Ana Bravo.

14.30 Descubra a Hoop Dance, uma modalidade do novo circo, que funde o hulha hoop (sim, há um arco) e a dança. A aula é do Jaya Aerial Lab.

15.45 Dê um pontapé à gravidade, vire-se ao contrário na aula de yoga suspenso promovida pelo centro Jaya Aerial Lab.

16.30 Experimente a nova tendência no yoga, o hot yoga. A ideia é fazer a aula numa espécie de tenda aquecida (a 37º, mais coisa, menos coisa). A aula é do estúdio Hotpod Yoga.

17.00 Relaxe e envolva-se na aula de yin yoga da Casa Daya. É perfeito para libertar tensões e esta sessão é acompanhada com uma massagem ao som de taças tibetanas. 

O yoga é para todos. Quem o diz é Nuno da Silva Carvalho, fundador da SOMA, a empresa de criação e gestão de eventos responsável por trazer para Portugal o Wanderlust. Pedimos que nos respondesse a três perguntas que nos estavam mesmo atravessadas. 

  • Vamos pôr tudo em pratos limpos. Quem não tem sequer elasticidade para coçar as costas pode meter-se nisto sem distender um músculo?

Não pode, deve! Deve mesmo participar. Porquê? Porque a prática de yoga é a melhor forma de conseguir atingir objectivos a nível físico e claro que não se vai aleijar. As pessoas têm uma ideia muito errada acerca do yoga. O yoga prolonga e ajuda os nossos músculos a criar mais elasticidade e é com a prática, que se vai ganhando ao longo dos anos, que se consegue fazer aquelas posturas que achamos sempre impossíveis de concretizar. 

  • Num triatlo a sério ninguém tem tempo para respirar. O que é isto de um triatlo mindful? 

É tudo nas calmas. As transições são feitas de forma suave. O flow durante o dia está todo pensado para não gerar quebras no ritmo. Há sempre uma música associada à prática e é assim que se transita de uma modalidade para outra. Pensámos em tudo.

  • 2500 pessoas. São mais que as mães. Como é que se coordena um batalhão destes numa aula de meditação?

Não é fácil, mas acaba por ser quase automático a partir do momento em que cada pessoa se foca. A energia que se consegue ter de 2500 pessoas a meditar simultaneamente é uma coisa impressionante, e percebe-se se estivermos lá. A meditação permite fazer uma organização mental de forma a não perturbar as tarefas diárias com pensamentos tóxicos.

+ Os melhores sítios para praticar yoga em Lisboa 

Últimas notícias

    Publicidade