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Lisboa Bike Sharing: o sistema já pedala

Lisboa Bike Sharing

Está lançado, mas vai ter de aguentar mais um mês para experimentar. A não ser que tenha sido um dos 400 voluntários seleccionados entre as mais de 2000 inscrições no site oficial.

A fase de testes arrancou hoje com 100 bicicletas em 10 estações espalhadas pelo Parque das Nações e durante o próximo mês centenas de voluntários vão andar aí para as curvas, enquanto testam se está tudo nos conformes. Se estiver, ainda este Verão vai ter à sua disposição os novos transportes públicos de Lisboa: 1410 bicicletas da portuguesa Orbita, das quais 970 são assistidas electricamente.

O serviço vai funcionar com a ajuda de uma aplicação para smartphone, já disponível para os sistemas operativos Android e iOS, onde vai poder requisitar a sua bicicleta mediante um pagamento diário (10€), mensal (15€) ou anual (25€). Pagamento que funcionará como uma espécie de porta-moedas. Ou seja, imagine que faz um pagamento anual. A cada viagem de meia hora, o limite máximo de tempo por cada utilização, são-lhe descontados 0,10€, se utilizar uma bicicleta convencional, e 0,20€ no caso de uma eléctrica. Está a pensar no limite de meia-hora? A ideia é desmotivar os passeios de lazer nestas bicicletas que chegaram a Lisboa para servirem de complemento de locomoção diária em articulação com a rede metropolitana de transportes públicos.

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Voltando à aplicação, vai-lhe não só indicar a estação mais próxima e a bateria das bicicletas eléctricas, como atribuir-lhe uma automaticamente. Se vir que, por exemplo, um pombinho a usou como WC, pode trocar de bicicleta na própria aplicação. Escolhido o veículo, tem 15 segundos para o retirar da estação, não vá o utilizador honesto abandonar o posto depressa demais e alguém, de zurrapa, dar-lhe cabo do investimento. Quando terminar a viagem, só tem de voltar a encaixar a bicicleta na estação, que fica trancada, e classificar a experiência de 1 a 5 corações azuis. Se der uma classificação má, a aplicação vai-lhe perguntar porquê. Nesse caso, pode sempre sugerir melhorias ao serviço. As bicicletas eléctricas têm cinco velocidades e assistem o condutor até aos 25km/h. Se quiser andar mais depressa vai ter de dar ao pedal ou, e não será muito complicado, encontrar uma descida sempre a abrir. Até ao limite de velocidade máximo permitido por lei, claro.

Após a fase de testes, a rede será instalada gradualmente em quatro zonas da cidade com “aptidão ciclável”: 92 estações no Planalto Central, 27 na Baixa e Frente Ribeirinha, 15 no Parque das Nações e seis no Eixo Central, que abrange a Avenida Fontes Pereira de Melo e Avenida da Liberdade.

 

Veja aqui o vídeo do lançamento do projecto: 

 


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Comentários

5 comments
Rui P

Não acham que os 10diários ou os 15€ semanais são excessivos tendo em conta o realidade remunoratória portuguesa, tamanho da cidade ou mesmo comparando com as outras realidades europeias? Em Paris temos o bilhete diário por 1.90 ou 8€ semanal, em Milão 4.50€ diário ou 9€ semanal...A sério não percebo os preços

Alexandra V tastemaker

Selecionada para beta tester e até agora a experiência e utilização são excelentes. Ansiosa por estar a espalhado na cidade. 

Micah M

@Alexandra V Tb fui seleccionado mas o link para concluir a inscrição nao funciona. Aconteceu-lhe isto?

Alexandra V tastemaker

@Micah M @Alexandra V Já experimentou directamente na pág deles e fazer o download da app, e entrar com email como user e o n.º de telefone como pw.
Aconselho.