A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
  1. Abril em Lisboa
    Mariana Valle LimaFrase Inês Fonseca Santos
  2. Abril em Lisboa
    Mariana Valle LimaFrase Capicua
  3. Abril em Lisboa
    Mariana Valle LimaFrase Filipa Leal
  4. Abril em Lisboa
    Mariana Valle LimaFrase Lídia Jorge
  5. Abril em Lisboa
    Mariana Valle LimaFrase Maria do Rosário Pedreira
  6. Abril em Lisboa
    Mariana Valle LimaFrase Raquel Lima
  7. Abril em Lisboa
    Mariana Valle LimaFrase Patrícia Portela

Abril em Lisboa: 48 mulheres, 48 frases [fotogaleria]

A liberdade e a democracia podem ser lidas no chão da cidade, até 25 de Abril, através de 48 frases de 48 mulheres como Lídia Jorge, Capicua ou Maria do Rosário Pedreira.

Margarida Coutinho
Escrito por
Margarida Coutinho
Publicidade

A programação de Abril em Lisboa da EGEAC, que arrancou a 23 de Março com um concerto de Sérgio Godinho, inclui o projecto 48, para o qual 48 mulheres escritoras, poetisas e cantautoras escreveram versos e pensamentos, que podemos ler no chão da cidade. Adília Lopes, Alice Neto de Sousa, Capicua, Djaimilia Pereira de Almeida, Dulce Maria Cardoso, Filipa Leal, Gisela Casimiro, Inês Fonseca Santos, Lídia Jorge, Luísa Sobral, Maria Teresa Horta, Maria do Rosário Pedreira, Patrícia Portela, Raquel Lima e Telma Tvon são algumas das mulheres convidadas. Até dia 25 de Abril, podemos ler algumas destas reflexões sobre a liberdade e a democracia em locais como a Avenida da Liberdade, o Rossio, a rua do Carmo, a rua Augusta, a Ribeira das Naus ou a Avenida 24 de Julho.

Este ano, o Abril em Lisboa estende-se até Maio e inclui ainda conversas, exposições, teatro, música, cinema e arte urbana. A lista completa de actividades pode ser consultada aqui.

Recomendado: Abril em Lisboa traz Margaret Atwood e abre edifício do Diário de Notícias

Abril em Lisboa

  • Música

E pronto, a gente dá-se conta e é Abril de novo, um quarto do ano já lá vai e seguimos Primavera adentro. Abril cheira a liberdade e a dias que crescem, e desta lista bastante bem composta fazem ainda parte espectáculos aguardados há já algum tempo, vários deles adiados por mais do que uma vez, por causa da pandemia. Mas parece que desta é que vai ser e pode até acontecer que já seja possível celebrar a música e cantar em coro sem um pano nas ventas a atrapalhar. Eis o melhor da música popular que há para ver e ouvir este mês nas principais salas da cidade.

  • Coisas para fazer

Aos museus chegam grandes exposições, nos teatros não faltam peças, no cinema não param de se estrear filmes e até o ritmo de concertos está a acelerar a antecipar o que deve ser um Verão carregado de festivais. Agora que já não precisa de testes nem de ter bateria no telemóvel para mostrar o certificado, não há desculpas para perder a programação cultural da cidade. Fomos à procura das melhores coisas para fazer em Lisboa este mês e encontrámos mais de duas mãos cheias de exposições, concertos, espectáculos, workshops e até eventos gratuitos.

Publicidade
  • Miúdos

Livros nunca são demais e a melhor altura para lhes apanhar o gosto é logo desde pequeninos. A verdade é que os miúdos nem precisam de saber ler para se começarem a maravilhar com as páginas ilustradas e as histórias onde nunca falta uma bela lição. Em prosa curta ou em verso, sem nunca dispensar a ilustração aprimorada e cheia de bons esconderijos, estas obras prometem fazê-los abrir a boca de espanto. Uns foram lançados há pouco tempo, outros estão prestes a sair, mas são todos livros infantis e juvenis da fornada de 2022 que convencem até os adultos.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade