A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Casa com Alma - Seis dicas de Feng Shui
DRCasa com Alma - Seis dicas de Feng Shui

Casa com Alma: seis dicas de Feng Shui para a sua casa

Não há melhor altura para ter a casa impecável. O feng shui dá uma ajuda, garante a especialista Vanda Boavida, que acaba de lançar um livro sobre o tema.

Escrito por
Ana Rita Carvalho
Publicidade

Vanda Boavida não quebrou a tradição – com toda a família a trabalhar na área da Saúde, especializou-se em marketing farmacêutico e trabalhou treze anos na indústria farmacêutica. Mas quando teve um melanoma, tudo mudou: “Antes estava habituada a trabalhar muitas horas, mas quando estes inesperados surgem começamos a olhar para a vida de outra forma. Apesar de ter sido um susto, ultrapassei-o de forma honrosa”, afirma. Certificada pela Central Academy of Feng Shui, Vanda é agora professora e consultora de decoração de interiores com feng shui.

Apaixonada por esta prática chinesa – e com os confinamentos a atirar-nos à cara a importância da tranquilidade e harmonia no lar – acaba de lançar Casa com Alma, que junta o método japonês de kaizen, os princípios do feng shui e o poder do vision board. A especialista acredita que o livro veio na altura certa: “Temos de conciliar os filhos com o trabalho e ainda com as tarefas domésticas. As pessoas têm-se sentido especialmente ansiosas nesta altura.” O espaço de trabalho passou a fundir-se com espaço pessoal, pelo que é importante rentabilizar a produtividade em casa, diz Vanda: “As minhas dicas ajudam a melhorar o foco, a aumentar a sensação de felicidade de forma a levarmos a vida com menos frustração e sacrifício."

Sempre a aprender

Aproveite o confinamento para experimentar um dos workshops online de Vanda Boavida: pode optar pelo Workshop Online Nível I e Nível II (60€), onde se fala de cores, materiais, formas, os cinco elementos, layout, yin e yang e iluminação, ou pelo Curso Online Feng Shui Dezembro 2020/Junho 2021 (a partir de 515€), onde se aborda cada divisão da casa em detalhe.  

Recomendado: Seis dicas de como arrumar a casa seguindo o método de Marie Kondo

Seis dicas essenciais de Feng Shui

1 - E fez-se luz… natural

“A secretária deve estar o mais próxima possível de uma janela. O nosso corpo é regido pelo seu relógio biológico, e, muitas vezes, quando não vemos a luz do dia enquanto trabalhamos, temos bastante dificuldade em ter posteriormente uma boa noite de sono.”

2- Verde? Quanto mais, melhor

“É importante fortalecer a ligação entre o ser humano e a natureza, mas muita gente não tem varanda ou um jardim. A biofilia diz que devemos tentar transportar um pedaço de natureza para o aconchego do nosso lar, é necessário para o nosso bem-estar.”

Publicidade

3- O amarelo dá sono

“Todos os equipamentos electrónicos devem permanecer fora do quarto quando nos deitamos e a luz branca não facilita o processo de relaxamento. Devem ser privilegiados candeeiros de mesa-de-cabeceira, nunca de tecto, com luz amarela. Podem, em alternativa, ser utilizados óleos essenciais de lavanda.” 

4- Noites sem pesadelos

“A cama deve ter várias almofadas ou então uma boa cabeceira almofadada. Precisamos de sentir protecção e não ficar em alerta constante. Prateleiras por cima da cama devem ser evitadas.” 

Publicidade

5 - Adeus arestas

“A mesa [de jantar] deve ser oval ou redonda, de madeira, eliminando arestas para proporcionar igualdade, não ficando ninguém numa situação desfavorável. A madeira é robusta e sólida, tal como deverá ser o convívio entre os amigos e família.”

6- Boa viagem

“Colocar um mapa ou globo promove viagens de negócios para outros países, é ideal caso a nossa intenção seja ter relacionamentos com o exterior.”

Mais ideias para a sua casa

  • Filmes

Ter menos coisas e menos espaço é sinónimo de mais tempo e liberdade para fazer o que lhe dá prazer. Mas ser minimalista não significa abdicar de todas as suas posses materiais nem deixar de consumir. Significa, sim, livrar-se do que não é essencial e aprender a consumir melhor. Para o ajudar a pôr a vida em ordem, reunimos duas séries e dois documentários sobre o poder do menos.

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade