Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Quatro programas para celebrar o Dia Mundial da Poesia

Quatro programas para celebrar o Dia Mundial da Poesia

Leituras, edições, itinerários. Este programa é um livro aberto para celebrar o Dia Mundial da Poesia em Lisboa

Por Raquel Dias da Silva |
Publicidade
Photograph: Shutterstock

O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de Março (e, fazemos figas, no resto do ano também). A data foi aprovada em 1999, na 30.ª Conferência Geral da UNESCO, em Paris, para assinalar a importância da diversidade do diálogo e da livre criação de ideias. Por todo o mundo, comemora-se com leituras, conferências, concertos (não fosse a música nada mais do que poesia cantada), exposições, poetry slams, oficinas criativas e até feiras do livro. Mas este ano, em Portugal, é também o ano do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andersen, uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX e a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999, o mesmo ano em que foi aprovada a criação deste dia tão especial. Para aproveitar ao máximo, reunimos quatro programas para celebrar o Dia Mundial da Poesia.

Recomendado: Casas de escritores: Um roteiro literário de Lisboa

em voz alta
©Jorge Gonçalves
Coisas para fazer, Eventos literários

Em Voz Alta, os nossos Poetas

Casa Sommer, Cascais

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Dom Luís I junta-se aos Artistas Unidos para homenagear grandes poetas portugueses. Na Casa Sommer, actores como Jorge Silva Melo, Lia Gama, Maria João Luís ou Catarina Wallenstein lêem em voz alta autores incontornáveis da história da literarura nacional, de Camões e Sophia de Melo Breyner a Natália Correia e Mário Cesariny. As sessões decorrem uma vez por mês até ao final do ano (excepto Julho e Agosto), sempre aos sábados e ao final da tarde.  

Lisboa literária

Livraria Letra Livre
©DR
Coisas para fazer, Centros culturais

Roteiro de livrarias independentes em Lisboa

Sítios onde é pouco provável que encontre um exemplar de “Maria Vieira no País do Facebook” mas de certeza que tropeça numa obra de Konsalik. Já agora, por que raio há tantos livros de Konsalik à venda em Lisboa? Não sabemos a resposta a essa pergunta, mas sabemos bem quais são as nossas livrarias independentes preferidas. 

Miúdos, Eventos literários

Livrarias para crianças em Lisboa que tem mesmo de visitar

Um-dó-li-tá: o difícil é escolher onde comprar. Em Lisboa já existem algumas livrarias dedicadas aos mais pequenos, onde a literatura infanto-juvenil é o foco, os livros de editoras independentes têm lugar de destaque e o mundo da ilustração é a chave de ouro. 

Publicidade
Compras

Livros sobre Lisboa que tem de ler

A cidade tem pano para mangas e muitas histórias para contar. E são muitos os que partilham as suas investigações, talentos, experiências e sapiência nas páginas destes livros sobre Lisboa. As edições que se seguem têm a cidade das sete colinas como pano de fundo, embora a tratem sob diferentes perspectivas, de transportes públicos, arte, cultura e roteiros a histórias de tempos idos ou até a um gato aventureiro. Mas se há conclusão comum a todos estes livros sobre Lisboa, é que a cidade tem um grande potencial no papel.

You may also like

    Publicidade