
Natal a preto e branco: um arquivo da quadra em Lisboa
Andámos à procura de natais alfacinhas perdidos no tempo. E a luz acendeu-se no Arquivo Municipal de Lisboa
Não há registos fotográficos, mas a primeira árvore de Natal em Lisboa só chegou em 1848 ao Palácio Nacional da Ajuda, graças às saudades que o austríaco D. Fernando II, marido da rainha D. Maria II, tinha das suas tradições de Natal. Foi só no século seguinte que o Natal "explodiu" nas ruas da cidade, com luzes que só encontravam competição nos néons publicitários a partir de meados do século XX. Já não se vêm perus à solta, camelos na rua ou presentes aos pés dos sinaleiros, mas recordar também é viver.
Tem fotografias do Natal em Lisboa "do antigamente" que gostava de partilhar connosco? Envie para leitores@timeout.com.
Recomendado: Os melhores mercados de Natal em Lisboa


A primeira árvore de Natal
D. Fernando II era também pintor e ilustrador e nesta obra, que faz parte da colecção do Palácio Nacional da Ajuda, representou um dos seus natais, junto aos filhos, vestido de São Nicolau. Na altura ainda não existia o conceito de Pai Natal.


Rua Augusta
Devem-se ter vendido muitos óculos de sol para passear à noite nas principais artérias da Baixa. Na imagem, a Rua Augusta em 1959.


Venda de perus
No Largo de São Domingos, a venda de perus vivos era uma tradição natalícia. Hoje a ASAE não ia achar muita graça, mas aconteceu até aos anos 60 do século passado.


Coliseu dos Recreios
Os funcionários municipais tinham direito a festas especiais no Coliseu dos Recreios. Na fotografia, a Festa de Natal de 1926 para os filhos dos membros da Polícia de Segurança Pública. Tudo em sentido!


Natal do Sinaleiro
O Natal do sinaleiro era uma iniciativa do ACP criada antes da II Guerra Mundial. A população oferecia-lhes prendas de todo o tipo como reconhecimento pelo seu trabalho. A imagem é de 1930.


Cortejo dos Reis Magos
Em 1960, estas carinhas larocas fizeram o Cortejo dos Reis Magos de Alfama até à Sé Patriarcal, com o patrocínio da Câmara Municipal.


Armazéns Grandella
Na Rua do Carmo, os Armazéns Grandella no Natal de 1960, 28 anos antes do grande incêndio do Chiado que os destruiu. Desde 1996 que têm uma nova vida.
Natal em Lisboa
À descoberta das luzes de Natal em Lisboa
O Natal parece chegar cada vez mais cedo. Lisboa já está toda iluminada. Não há rua sem decoração natalícia e em alguns sítios é bem capaz até de vir acompanhada de música.
Os melhores mercados de Natal em Lisboa
Começou a contagem decrescente para o Natal e, por esta altura, os mercados na cidade começam a multiplicar-se que nem fatias de bolo-rei na hora do lanche.