Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores eventos infantis em Lisboa para os próximos tempos
Exposição Viral
Pavilhão do Conhecimento Exposição Viral

Os melhores eventos infantis em Lisboa para os próximos tempos

Os miúdos estão a precisar de gastar energia, mas já não sabe onde os há-de levar? Inspire-se nesta lista de eventos infantis.

Por Raquel Dias da Silva e Vera Moura
Publicidade

Não interessa se é Verão, Inverno ou Primatono (um híbrido de Primavera e Outono, porque agora nunca se sabe bem em que estação se está). A verdade é que os miúdos precisam de programas divertidos ou desafiantes em qualquer altura do ano, sobretudo nesta altura difícil, em que qualquer programa fora de casa parece milagre. Desde exposições a oficinas criativas, há de tudo e para todos os gostos. Se tiver de os acompanhar, nada tema: é provável que também se divirta, nem que seja a conversar com outros acompanhantes. Estes são alguns dos melhores eventos infantis para os próximos tempos.

Recomendado: Fim-de-semana perfeito em família

Os melhores eventos infantis em Lisboa

Coolture Tours - A Rainha Mostra o Palácio
Coolture Tours - A Rainha Mostra o Palácio
Isabel Saldanha

1. A Rainha mostra o Palácio da Ajuda

Miúdos Palácio Nacional da Ajuda, Ajuda

Pelas mãos da Rainha D. Maria Pia de Saboia, mulher do rei D. Luís I, as crianças são levadas a descobrir todos os recantos e encantos do único Palácio Real actualmente visitável em Lisboa. Onde dormiam os reis? A que brincavam os príncipes nos enormes corredores do Palácio? Quantas cadeiras tem a sala dos grandes banquetes? São apenas algumas das curiosidades que a Rainha revelará, numa visita que inclui a encenação de um baile no salão do Palácio.

boneco de gengibre
boneco de gengibre
Fotografia: Pietro De Grandi

2. O Monstro do Gengibre

Miúdos Museu de Lisboa - Santo António, Santa Maria Maior

Nesta oficina culinária e de descoberta dos núcleos do Museu de Lisboa, os miúdos vão aprender a fazer bolachas de gengibre e ouvir histórias sobre o Natal que se relacionam com a cidade. A actividade é gratuita, mas a reserva é obrigatória e deve ser feita através de e-mail (servicoeducativo@museudelisboa.pt) ou por telefone (217 513 256).

Publicidade
Onde é a Guerra?
Onde é a Guerra?
©DR

3. Onde é a Guerra?

Coisas para fazer Concertos Teatro Nacional D. Maria II, Santa Maria Maior

Muro construído, armas preparadas e um soldado de cada lado. Com dois inimigos, a guerra pode começar. E com ela vem o medo, a suspeita, a ignorância, a fome, a solidão e o cansaço. A programação infantil no D. Maria II em 2020 promete, a julgar por esta peça em cena no Salão Nobre.

Bebeethoven na Casa do Coreto
Bebeethoven na Casa do Coreto
DR

4. Bebeethoven

Miúdos Casa do Coreto, Carnide/Colégio Militar

O Hino da Alegria é o hino das crianças – e na Casa do Coreto, em Carnide, a obra-prima de Beethoven nunca falha nos concertos para bebés. Uma alegria que se repete todos os domingos e onde os mais novos não são apenas o público: também podem ser o maestro. É que passados quase 200 anos da morte do compositor alemão, a sua obra ainda continua a ser sinónimo de liberdade. E liberdade é vida e alegria.

Publicidade
Teatro Romano
Teatro Romano
Teatro Romano

5. Saturnália. O Melhor dos Dias

Miúdos Museu de Lisboa – Teatro Romano, Santa Maria Maior

No dia 18, há uma oficina para famílias: Saturnália. O Melhor dos Dias, cujo desafio é o de criar uma Persona – o termo usado em latim para máscara (15.30). Mais tarde nesse dia, há ainda um espectáculo de vídeo mapping para todas as idades (18.00), onde a imagem e o som são orquestrados em tempo real, num momento de celebração do ano que termina.

Que Grande Estrondo!
Que Grande Estrondo!
João Fazenda

6. Que Grande Estrondo!

Miúdos LU.CA - Teatro Luís de Camões, Belém

O ilustrador João Fazenda tomou-lhe o gosto e invade o LU.CA com uma exposição e uma peça de teatro, a sua segunda criação para crianças. Elias e o Dinossauro Rex são os protagonistas de uma aventura que ensina que às vezes é preciso mudar de lugar para perceber melhor o que nos rodeia e que certos probelmas se resolvem cantando a a uma só voz. 

Publicidade
eventos infantis
eventos infantis
LU.CA - Teatro Luís de Camões

7. Exposição João Fazenda

Arte LU.CA - Teatro Luís de Camões, Belém

Em teatros de papel, cartão, acetato, cor e luz, consegue-se espreitar e descobrir que, afinal, as coisas não são exatamente como parecem: basta que mudemos de lugar. Eles são, tal como o verdadeiro espectáculo, objectos híbridos que ao mesmo tempo são tridimensionais e bidimensionais.

30 + 1 A BD não faz Quarentena
30 + 1 A BD não faz Quarentena
©DR

8. 30 + 1 A BD não faz Quarentena

Arte Desenho e ilustração Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, Grande Lisboa

Para assinalar a actual situação pandémica, “momento único para a criação artística”, a Amadora BD convidou 30 autores portugueses, entre desenhadores e argumentistas, a apresentarem “obras realizadas durante a quarentena ou que tenham a pandemia como inspiração”. Uma exposição colectiva que reflecte sobre esta conjuntura e o que ela significa para a banda desenhada portuguesa. É a proposta perfeita para mostrar aos miúdos que há mais do para lá do universo dos super-heróis da Marvel e da DC.

Publicidade
one o mar como nunca o sentiu
one o mar como nunca o sentiu
©Pedro Pina

9. ONE | O mar como nunca o sentiu

Arte Oceanário de Lisboa, Parque das Nações

No Oceanário há sempre muito azul para explorar. Esta instalação artística no Átrio do Oceanário promove uma experiência sensorial sobre a ligação do ser humano com o oceano. Vai também poder conhecer mais a fundo grande parte do território nacional, que fica debaixo de água. O desafio foi apresentado pelo Oceanário à cineasta e fotógrafa Maya de Almeida Araújo, especialista em fotografia subaquática em movimento e que expõe pela primeira vez em Portugal, que criou uma obra com imagens recolhidas no mar português entre os Açores, Algarve, Costa Alentejana, Cascais, Sintra, Nazaré e Aveiro.

exposições
exposições
Fotografia: DR

10. Meet Vincent Van Gogh

Coisas para fazer Terreiro das Missas, Grande Lisboa

Conhecem o nome, mas não conhecem a história. Ou melhor, conhecem as obras, associam-nas a um nome, mas não sabem quem é realmente o pintor holandês Vincent van Gogh. “Meet Vincent van Gogh” é uma produção do Vincent van Gogh Museum, em Amesterdão, que depois de Pequim, Barcelona e Seul chegou a Lisboa para ocupar o recinto do Terreiro das Missas, em Belém. A exposição é uma máquina do tempo multissensorial que convida o visitante a entrar e a remexer nos sentimentos, angústias, amores e pensamentos do artista.

Publicidade
Pavilhão do Conhecimento
Pavilhão do Conhecimento
Pavilhão do Conhecimento

11. Exposição Viral

Miúdos Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações

Criada de raiz pelo Pavilhão do Conhecimento, em colaboração com outros dois centros de ciência europeus, esta premiada exposição itinerante e interactiva já foi vista por mais de dois milhões de pessoas e está de volta ao Pavilhão do Conhecimento – agora com novos conteúdos relacionados com a Covid-19. Talvez se lembre do Túnel Virulento, talvez o vá percorrer pela primeira vez. Mas se ouvir um “atchim”, tenha cuidado: há micróbios e vírus invisíveis por todo o lado. Pronto para aprender a proteger-se ou, quem sabe, a ser “Viral”?

Casa-Atelier Vieira da Silva
Casa-Atelier Vieira da Silva
Casa-Atelier Vieira da Silva

12. Nuvens criativas

Miúdos Casa-Atelier Vieira da Silva, Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Esta oficina de introdução à prática do desenho visa ir ao encontro das ideias das crianças e guiá-las para a criação de formas e expressões livres. Inspirando-se num processo de desenho empírico e criativo, surrealista e simbólico, as histórias e os diálogos fazem parte de todas as sessões.

Brincar, brincar, brincar

crianças
Fotografia: Alexander Dummer/ Unsplash

Actividades online para entreter as crianças

Miúdos

Num período de incertezas, o conforto e a segurança de casa nunca falham. Sobretudo se for capaz de entreter os miúdos sem perder a paciência nem revirar a sala de estar ou a cozinha do avesso. Para o ajudar, fomos à procura de actividades online para miúdos irrequietos, desde aulas de tecnologia para os mais cromos até sessões de yoga para os mais ágeis, sem esquecer histórias para os adormecer a todos, claro.

Mawui, tie dye
Mawui

Caixas de subscrição para pôr mãos à obra

Compras

É fácil aprender coisas novas sem sair de casa. Com uma caixa de subscrição para pôr mãos à obra mais fácil ainda. Basta escolher o ofício, encomendar o material e esperar pelo carteiro. Depois de ter tudo a seus pés é uma festa “do it yourself”. Sozinho ou em família, há uma panóplia de coisas para aprender, como treinar a sua caligrafia ou fazer bombas de banho, arte em papel ou encadernação tradicional e japonesa.

Publicidade

Lojas de brinquedos em Lisboa: a brincar é que a gente se entende

Miúdos

Se quer fugir das grandes superfícies e comprar um presente verdadeiramente original, tem de conhecer estas lojas de brinquedos em Lisboa, autênticos mundos encantados para crianças – e não só. Do espaço 100% dedicado ao Tintim à livraria que tem livros que não são só para ler ou para adormecer, vai descobrir lojas de brinquedos para todos.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade