Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores eventos infantis em Lisboa para os próximos tempos

Os melhores eventos infantis em Lisboa para os próximos tempos

Os miúdos estão a precisar de gastar energia, mas já não sabe onde os há-de levar? Esta lista de eventos infantis dá-lhe uma mãozinha.

Por Raquel Dias da Silva e Vera Moura |
Publicidade
O Corcunda de Notre Dame

Não interessa se é Verão, Inverno ou Primatono (um híbrido de Primavera e Outono, porque agora nunca se sabe bem em que estação se está). A verdade é que os miúdos precisam (e reclamam!) programas divertidos ou desafiantes em qualquer altura do ano. Estes são os alguns dos melhores eventos infantis para os próximos tempos. Desde festivais de música a exposições, sem esquecer as festas sazonais, há de tudo para todos os gostos e feitios. Se tiver de os acompanhar, nada tema: é provável que também se divirta, nem que seja a conversar com outros acompanhantes.

Recomendado: 11 marcas infantis sustentáveis para pequenos amigos do planeta

Eventos infantis para entreter os miúdos

Harry Potter na Netflix
Netflix
Coisas para fazer

Harry Potter: The Exhibition

Pavilhão de Portugal, Parque das Nações

Depois do enorme sucesso em mais de dez cidades, esta exposição chega a Portugal. Os fãs do feiticeiro mais célebre de todos os tempos, que ainda não tiveram a oportunidade de a visitar, deixam ter desculpas para não aproveitar uma viagem sem precedentes pelas cenas favoritas dos filmes de Harry Potter, como a sala comum de Gryffindor e o dormitório, as salas de aula de Herbologia e Poções, ou a Floresta Proibida.

Miúdos

A Menina do Mar

LU.CA - Teatro Luís de Camões, Belém

O LU.CA – Teatro Luís de Camões faz uma reposição da peça musical A Menina do Mar, uma adaptação do primeiro conto de Sophia de Mello Breyner. Com orquestra em palco, conta-se a história de uma menina e um menino, ela do mar, ele da terra, com muita curioidade para conhecer o mundo um do outro.  

Publicidade
Natal
Christmas Fun Park
Coisas para fazer

Capital do Natal: Christmas Fun Park

Passeio Marítimo de Algés, Oeiras

A Capital do Natal, o maior parque temático da Europa dedicado à magia da aldeia do velhinho das barbas brancas, estreia-se este ano em Portugal, no Passeio Marítimo de Algés. Com mais de uma dúzia de áreas distintas, O Grande Lago é o elemento central, onde se encontrará uma árvore com dezenas de metros de altura e iluminação própria e adaptável à sincronização com outros elementos decorativos. Há ainda uma pista de gelo, cinco pistas de neve com tela de cobertura, um carrossel e muito espaço para espectáculos temáticos e diversões. Destaca-se também o Expresso dos Cinco Sentidos, que irá proporcionar a melhor forma de conhecer os quatro cantos do parque: de comboio, olhos bem abertos, nariz apurado e ouvidos em alerta máximo. Mas a atracção mais esperada é, provavelmente, o Palácio dos Guardiões da Neve, uma cúpula geodésica, com condições climatéricas controladas e produção de neve a partir de nitrogénio, que permitirá aos visitantes experienciar temperaturas negativas e admirar esculturas de gelo.

Miúdos

A Capucha Encarnada

Espaço Boutique da Cultura, Carnide/Colégio Militar

A época natalícia puxa os clássicos e a Boutique da Cultura dá a sua versão d’O Capuchinho Vermelho em A Capucha Encarnada, que a caminho de casa da avozinha não encontra apenas o Lobo Mau, mas também a Cinderela, o Prínipe, a Bruxa Má, o Pinóquio, a Rapunzel… Está o caos instalado na floresta. 

Publicidade
pista de gelo alegro alfragide
©DR
Coisas para fazer

De A a OZ: O Natal no Alegro

Alegro Alfragide, Grande Lisboa

A época mais encantadora do ano está cada vez mais perto e o Alegro Alfragide preparou muitas surpresas para toda a família. O Pai Natal inaugura a habitual pista de gelo no centro comercial, onde miúdos, graúdos e até patudos vão poder exibir as suas habilidades de patinadores. Mas o melhor é poder levar os seus companheiros caninos para o acompanhar nas piruetas e saltos artísticos. Além do Pai Natal, das luzes e do cenário mágico da quadra, estará em cena até 12 de Janeiro o espectáculo musical O Feiticeiro de Oz no Gelo.

Miúdos

Heidi - o Musical

Teatro Armando Cortez, Carnide/Colégio Militar

Depois da morte dos pais, Heidi é entregue ao avô, um homem de poucas palavras, que vive isolado no cimo dos Alpes. Nas montanhas, ela conhece Pedro, um pequeno pastor que se transforma no seu melhor amigo. O TIL - Teatro Infantil de Lisboa, pega numa das histórias infantis mais populares do mundo para, com muita música, transormar o coração dos alfacinhas. 

Publicidade
A Casinha de Chocolate
DR
Miúdos

A Casinha de Chocolate

Espaço Boutique da Cultura, Carnide/Colégio Militar

Há por aí meninos gulosos? Então não podem perder o espectáculo inspirado no conto de Hänsel und Gretel dos Irmãos Grimm. A Casinha de Chocolate conta a história de dois irmãos que se perdem na floresta e são aliciados por uma bruxa que os prende numa casa cheia de chocolate e guloseimas. Será que eles vão conseguir escapar?

A Rainha da Neve
DR
Miúdos

A Rainha da Neve

Teatro Politeama, Santa Maria Maior

Depois de clássicos como Aladino, A Pequena Sereia e Rapunzel, Felipe La Feria leva ao Politeama A Rainha da Neve, inspirado no conto de fadas de Hans Christian Andersen. 

Publicidade
Wonderland 2018
Duarte Drago
Coisas para fazer

Wonderland Lisboa

Parque Eduardo VII, São Sebastião

O Wonderland, no Parque Eduardo VII, já se tornou um habitué na agenda natalícia na cidade. Da roda gigante à pista de gelo habitual que dá para mais de 100 pessoas patinarem ao mesmo tempo, gratuitamente. Para os mais pequenitos há uma espécie de aldeia Natal e uma série de actividades para se entreterem. Além de todas estas atracções, conte com as habituais banquinhas com produtos regionais, roupa, acessórios e peças de artesanato. É um autêntico País das Maravilhas natalício.

A jóia da coroa de Pum! A Vida Secreta dos Intestinos, é este intestino real, tirado de um corpo humano
Inês Félix
Arte

PUM! A Vida Secreta dos Intestinos

Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações

Falar de puns e cocós sem levar um raspanete dos pais? Sim, na nova exposição do Pavilhão do Conhecimento, para ver até Agosto de 2020. O orgão mais subestimado do corpo humano e os seus inquilinos (bactérias, vírus e outros micro-organismos) são os grandes protagonistas de "PUM! A Vida Secreta dos Intestinos", que transformou as páginas do best-seller A Vida Secreta dos Intestinos, de Giulia Enders, numa exposição interactiva para toda a família. 

Publicidade
A Grande Viagem de Magalhães
DR
Miúdos

A Grande Viagem de Magalhães

Museu Nacional de Arqueologia, Belém

Integrado nas comemorações oficiais dos 500 anos da viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães, o espectáculo para as famílias "A Grande Viagem de Magalhães" dá a volta ao mundo sem sair do Museu Nacional de Arqueologia. Fique a saber tudo sobre a grande odisseia do navegador português, com paragens inesquecíveis no Brasil, na Patagónia ou nas Filipinas. 

Miúdos

O Corcunda de Notre Dame

Auditório Carlos Paredes, Benfica/Monsanto

Em Abril deste ano o mundo parou incrédulo para assistir ao incêndio da Catedral de Notre Dame, a mesma que no século XVIII foi palco do romance de Victor Hugo chamado Nossa Senhora de Paris, o tal que 165 anos depois deu origem ao famoso filme da Disney, O Corcunda de Notre Dame. Agora, pode ver uma nova adaptação da história de Quasimodo e Esmeralda, pela companhia de teatro Caixa de Cena. Com encenação de João Duarte Costa e música original de João Lopes Dias, a peça conta a história do corcunda que simboliza a diferença e a aceitação social, e da cigana que é perseguida pelo juiz Frolo, numa alusão à necessidade de luta contra a xenofobia. Um enredo que acontece na Paris do século XV, mas que fala de temas ainda actuais como a tolerância e a integração social, numa peça pontuada com vários momentos de humor, música e dança que dão cor a um espectáculo emotivo recomendado para toda a família.

Publicidade
Museu das Crianças
Angel Luzinha
Coisas para fazer

A minha aventura pela História de Portugal!

Museu das Crianças, Sete Rios/Praça de Espanha

A nova exposição do Museu das Crianças  é uma aula de História onde os miúdos não precisam de estar sentados à secretária com um livro à frente. Ao longo de sete salas, eles podem tomar de assalto o castelo medieval,  treinar arco e flecha, enfrentar monstros marinhos, explorar as Rotas dos Descobrimentos ou ajudar na reconstrução de Lisboa após o Grande Terramoto.

Salão do Brinquedo de Lisboa
Francisco Santos
Coisas para fazer

Salão do Brinquedo de Lisboa

Hotel Roma, Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

São na sua maioria brinquedos de colecção, memórias de outros tempos, de outras brincadeiras. O Salão do Brinquedo de Lisboa é já um clássico da cidade e não há amantes destas peças que não conheçam esta pequena feira. Carros, pistas e comboios a vapor, lanternas mágicas, jogos de tabuleiro, caixas de música, soldados de chumbo e marionetas. Na sala Veneza do Hotel Roma vai encontrar tudo o que possa imaginar. Vai ser um verdadeiro regresso ao passado. Mas prepare-se porque os preços variam tanto quanto a oferta disponível (há brinquedos que podem custar umas boas centenas de euros). Se levar os miúdos, tenha cuidado – estes não são bem brinquedos para brincar. A entrada é livre e o salão acontece entre as 10.00 e as 18.00.

Publicidade
Christmas Village de Cascais
Fotografia: VM
Coisas para fazer

Cascais Christmas Village

Parque Marechal Carmona, Cascais

A quarta edição do Cascais Christmas Village volta a transformar o Parque Marechal Carmona numa verdadeira aldeia do Natal. Entre os dias 5 de Dezembro e 1 de Janeiro há dezenas de atracções para toda a família viver a quadra, como renas de verdade, um presépio vivo, um acampamento romano, uma aldeia nazarena, a casa do Pai Natal e uma árvore de Natal gigante. Mas mais: conte também com uma pista e uma rampa radical de gelo, um carrossel, um comboio, um globo de neve onde os miúdos podem entrar, um mercadinho e um food court.  Além de todas estas paragens obrigatórias, o Cascais Christmas Village tem uma agenda bem preenchida. No palco, os duendes de serviço prometem horas do conto e espectáculos. Na casa dos duendes há pinturas faciais. E estão ainda prometidas paradas e personagens luminosas para ver todos os dias depois do sol se pôr. 

Jardim Zoológico de Lisboa
© Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Clube da Natureza

Jardim Zoológico de Lisboa, Sete Rios/Praça de Espanha

O Clube da Natureza inaugura no Dia Internacional da Família, 19 de Maio, com uma actividade de plantação de árvores no Parque Bensaúde. Vencedor do prémio da Associação Mundial de Zoos e Aquários, o projecto do Jardim Zoológico de Libosa pretende desenvolver eventos gratuitos nos espaços verdes da Freguesia de São Domingos de Benfica, através de um passaporte que incentiva as famílias a contactarem directamente com a natureza e a apoiarem a sua conservação. A iniciativa termina a 16 de Fevereiro de 2020, com a entrega de prémios para distinguir as famílias com o passaporte mais preenchido, com a oferta de bilhetes, descontos e "sábados selvagens", um programa com percursos temáticos que permite visitar os bastidores do Jardim Zoológico de Lisboa e aprender mais sobre os processos diários de tratamento e alimentação dos animais.

Brincar, brincar, brincar

Parque do Alvito
Fotografia: Arlindo Camacho
Miúdos

Os melhores parques infantis em Lisboa para pôr os miúdos a brincar

Não há nada que eles gostem mais do que uma ida aos baloiços. Os olhos até brilham quando lhes dizemos as palavras mágicas: "Queres ir ao parque?". Para que não falte nada, saímos do centro e pusemos um pé nos arredores – até porque cidades como a Amadora têm apostado nos parques infantis.

Publicidade
Publicidade